Será, sem sombra de dúvidas, uma noite marcante para a época 2022/23 do Benfica. Em Braga, contra a equipa local, os encarnados vão disputar uma vaga na meia final da Taça de Portugal, sendo que o vencedor da disputa entre guerreiros e águias vai encontrar o vencedor do Casa Pia-Nacional da Madeira.
Para o Benfica é o regresso ao local do crime. Chegou o teste ao Benfica 2022/23. Não foi o FC Porto, o Sporting, o PSG nem a Juventus que ao final de 36 partidas da temporada conseguiram derrotar o novo SLB de Roger Schmidt. Foi o SC Braga de Artur Jorge, e de forma totalmente clara, nuns 3-0 inesperados.
Por certo, mais do que más escolhas do 11, ou um problema tático, a única derrota deste ano ficou marcada por uma falta enorme de vontade e energia, face a um Braga empolgante e corajoso. Ora, é isso, que para mim é o grande teste. O Benfica até pode sair derrotado da eliminatória mas este grupo tem de mostrar que o que aconteceu no jogo da Liga foi um acidente. Tem de mostrar que quem manda nos relvados portugueses, esta temporada, é o Benfica!
As dúvidas de Roger Schmidt
Certamente, não escondo que, como a maioria dos adeptos benfiquistas, a minha dupla de meio campo é Florentino/Aursnes:
Mas, também não podemos fazer orelhas moucas ao que o treinador do Benfica disse na conferência de imprensa de antevisão a esta partida dos quartos de final. É provável, depois de ouvir a resposta e os elogios a Chiquinho, que RS não abdique do jogador português ao lado de Florentino.
Assim, João Mário, Neres, Rafa, Aursnes e os dois Gonçalos deverão disputar as restantes quatro vagas no ataque. Salvo problemas físicos, na minha formação, Gonçalo Ramos joga sempre. Aceitam-se apostas mas a escolha de hoje vai deixar muitas indicações para o que será o 11 titular do SLB até ao final da temporada.
Já no Sporting de Braga, em equipa que ganha não se mexe, certo? Assim, não espero grandes novidades face ao 11 que venceu o Benfica nessa noite de Dezembro:
Um obstáculo histórico
Não há como fugir aos factos! Inegavelmente, esta não tem sido a competição do SLB há já muito tempo. Apenas 5 vitórias no Jamor nas últimas 35 edições da prova rainha do nosso país.