O melhor estava mesmo para vir…
Júlio Magalhães, antigo diretor do Porto Canal, disse em tribunal que relativamente ao programa Universo Porto – da Bancada, onde começaram a ser divulgados os e-mais de figuras afetas ao Benfica, não viu todos, pois não é um estilo que aprecie, mas acabou por ser questionado pelo juiz se não lhe passou pela cabeça que o que se estava ali a passar pudesse ser problemático. O jornalista revelou a sua inocência e admite que nunca pensou nisso.
“Nunca pensei nisso. Aquilo era da responsabilidade do FC Porto, julguei que estivesse devidamente caucionado juridicamente. Além disso, estavam envolvidos jornalistas experientes. Sabia que era matéria sensível. Mas só fiz questão de garantir junto do Francisco J. Marques que nunca seriam divulgada matéria de foro pessoal. Isso sim, preocupava-me. A restante, não. Estava a ter impacto grande. Era o programa de maior audiências do Porto Canal, com impacto nacional. E era reproduzido por todos os órgãos de comunicação social. Era algo de interesse público. Nunca me quis meter nessa matéria, é a única responsabildiade que tenho. Também não queria que se metessem no meu trabalho”, respondeu, tendo depois recorrido ao seu típico interlocutor de domingos à noite, para defender que existia interesse público naquela divulgação de e-mails:
“Vi importância pública no que era divulgado. Os conteúdos tinham interesse público. Se há outras questões, se truncaram e-mails, não sabia. Não tinha acesso a eles para perceberem se isso aconteceu ou não. Não tinha palavra sobre o conteúdo do programa, nem o que era divulgado. Só sabia posteriormente. Nunca interferi nos conteúdos do FC Porto. Era algo com dimensão nacional. Não achava que fosse penalizante para o Benfica, mas para as pessoas que cometiam os crimes. O clube era uma instituição. Tinha a ver com alegadas práticas que não era éticas. Toda a gente estava a divulgar aquilo, o diretor não vai parar uma coisa dessas. Não me competia parar o programa, não o queria e não podia, pois não me queria intrometer”.
Júlio Magalhães fez questão de reforçar a ideia que nunca olhou para a divulgação dos emails como um ataque ao Benfica, mas sim a quem cometia práticas duvidosas: “Tinha interesse público, claro. Visava alegadas más práticas, práticas que não eram éticas, de pessoas ligadas ao fenómeno desportivo e que poderiam alterar a verdade desportiva. Não visava o Benfica, mas algumas pessoas”, reforçou.
No meio da sessão, foi o jornalista foi ainda confrontado com o facto do programa ter audiências muito boas e como isso o pode ter levado a fechar os olhos à divulgação dos emails do Benfica. Mas Júlio Magalhães reforçou que o facto de ser muito visto, é um sinal que havia interesse público e do público. E até recordou o passado de comentador do atual Presidente da República: “As pessoas esperavam pelas terças-feiras [dia em que o programa era transmitido] como estavam à espera do comentário do Marcelo Rebelo de Sousa ao domingo”, atirou, entre sorrisos vindos das bancadas.
O jornalista foi ainda confrontado com um cenário hipotético: Se decidisse interferir na divulgação dos e-mails, o que lhe poderia acontecer? A resposta foi simples: “Ou demitia-me, ou possivelmente diriam que eu não estava ali a fazer nada”, atirou, ainda que tenha reforçado que nunca lhe “passou pela cabeça” acabar com o programa.
2 Comments
Deixe um Comentário
Cancelar resposta
Deixe um Comentário
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.
Em Destaque
-
Futebol Nacional
/ 1 dia atrásLiga portuguesa volta ao sinal aberto
Ao fim de largos anos a Liga portuguesa vai voltar a ter jogos em...
Por Fura Redes -
Futebol Internacional
/ 6 dias atrásCR1000?
Desde que Cristiano Ronaldo chegou às Arábias, para jogar no Al Nassr, tem marcado...
Por Fura Redes -
Futebol Internacional
/ 1 semana atrásFIFA quer VAR para treinadores
A FIFA está a considerar incorporar na arbitragem um novo Suporte de Vídeo para...
Por Fura Redes
Artur Sousa
Dezembro 23, 2022 at 3:58 am
Tentas enganar com as tuas falsas verdades, sabendo tu e todos os restantes os benefícios desportivos e audiências que continuavam a tirar com tamanhas calúnias e assim a prejudicar o Spor Lisboa e Benfica.
JotaPê
Dezembro 23, 2022 at 5:25 am
Isto faz lembrar rui costa em relação às vigarices do seu padrinho vieira… Anda tudo caladinho, não se façam ondas para não haver “chuva”…
No futebol não há inocentes, muito menos no Benfica. Aliás, como os próprios emails evidenciam… Até a um cego lhe “cheira”.