O benfiquismo está fragmentado.
– Há os que se intitulam de braço armado do Benfica. Estes querem ter bilhetes e querem ver o SLB ganhar. Pode lá estar qualquer um, se o Benfica ganhar é bom, se perder é alvo da maior contestação possível e de todos os palavrões da nossa língua. São, por definição, ruidosos.
– Depois há os que apoiam a estabilidade e união em torno de uma figura. Não importa as bases dessa união. A união é sagrada. Nunca dirão mal de ninguém da direção e muito menos do Presidente. Acham que isso é fazer o trabalho dos nossos rivais.
– Há também os que defendem, acima de tudo, um Benfica de valores e comportamento imaculado a quem tem a honra de servir nos seus órgãos sociais. Estes barafustam porque quem lá tem estado não tem conseguido, objetivamente, viver sempre nesse padrão.
– Há também os que têm medo de mexer muito, gostavam de ver mudanças, mas nunca em troca de uma terra queimada. Preferem o certo, mesmo que cheire mal.
– Finalmente, há os que só querem ver a bola e mais nada. E se calhar estes até são os maioritários.
Eu não quero ser pessimista mas não vai haver “paz” num clube assim. Será que tem de existir e será que seria assim tão benéfica? Atenção, tirando desta equação o “barulho” que coloca em causa a integridade física do outro. Isso nunca.
Ainda mais: O Benfica do nosso ideal está morto
Em primeiro lugar fica a pergunta: será que vale a pena tentar conter isto? As pessoas vão acabar por falar, é uma paixão muito grande, e hoje em dia o que não faltam são redes em que qualquer um pode falar e ter palco (eu estou claramente incluído neste qualquer um).
Falta democracia
O que falta é democracia. Mas da verdadeira. Diária. Não a democracia que se resume a eleições de 4 em 4 anos e que não é democracia nenhuma pois exige que quem perde esteja calado durante 4 anos. Eu acho com todo o meu ser que este modelo Presidencialista, roubado ao FC Porto por lá ter resultado, é uma das grandes bases da turbulência que existe no Benfica desde 2003. Não é à Benfica. Não vai resultar no SLB.
Segue O Fura-Redes no Whatsapp
– Fomos um clube criado por 24 pessoas, logo aí podem ver que nunca foi ideia isto ser uma monarquia de Rei Sol.
– Durante muito tempo a direção ia a eleições todos os anos. Se ganhava e o clube crescia, estava bem, se não vinham outros. Repito: eleições todos os anos durante décadas.
– Havia AG para tudo e para nada. O Presidente era, por vezes, um mecenas que colocava dinheiro à disposição do clube mas quem decidia como algum desse dinheiro era usado eram os sócios.
– Os sócios construíram, literalmente com as mãos, o Estádio da Luz e por isso nenhum sócio, até aos anos 90 (penso eu) podia ser impedido de entrar no Estádio da Luz.
Ainda mais: O associativismo no Sport Lisboa e Benfica
Militância, associativismo, voluntarismo, democracia, liberdade.
Acima de tudo, estas são as bases em que o Benfica se sente em casa.
Assim, a direção tem de liderar por exemplo, em 1º lugar, e depois criar locais em que as pessoas se escutem (como é que é possível que a BTV se tenha tornado numa fonte de propaganda da direção?) Ouvir o outro é muito importante numa paixão destas. Não para convencer, ou para ser convencido. Para entender o ponto de vista. É de todo o interesse da direção, para conseguir gerir esta paixão que as pessoas falem umas com as outras. Que as decisões sejam explicadas. Vejam como as coisas fogem rapidamente do controlo.
Segue O Fura-Redes no Whatsapp
Depois cabe à direção governar para todos, tendo a sensibilidade de dar a devida importância a cada facção. Mas nunca fazer de conta que uma facção não existe. Certamente que no Benfica as maiorias absolutas não resultam. Este presidencialismo de que só um bando de iluminados nasceram com a sabedoria para governar o clube do povo é a antítese do nosso ADN. Isto não é ciência física da mais avançada. É simplesmente um clube de futebol e uma grande empresa.
E vamos lá ver: o Benfica sempre foi este turbilhão. Sempre. Mas todas as facções eram minimamente abraçadas. As pessoas falavam nas AG e a direção respondia. Enfim, no meio dos berros e da paixão havia ali muita democracia. Atualmente se a direção responder a 1/3 das perguntas feitas pelos associados já é uma boa AG. E não me venham com histórias que agora somos 300.000 sócios… Sabemos bem que a maioria só quer ver a bola e são silenciosos.
E pluribus unum
De muitos, um: o Benfica é a soma de TODAS as opiniões. Mesmo minoritárias. É o nosso lema. Assim, há uma necessidade de todas as manifestações de amor pelo clube serem ouvidas e consideradas!
Sem dúvida que os nossos pais fundadores já sabiam que só assim se atinge a verdadeira união! A nossa maior arma nunca pode ser os euros da conta do banco é a chama imensa.
Quem consegue fazer frente a um Benfica verdadeiramente unido?
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.
Entretanto não deixem de seguir a página do X para mais conteúdo de O Fura-Redes – twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes
Mais notícias
- O feed não possui itens.
27 Comments
Deixe um Comentário
Cancelar resposta
Deixe um Comentário
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.
Em Destaque
-
Futebol Nacional
/ 1 dia atrásLiga portuguesa volta ao sinal aberto
Ao fim de largos anos a Liga portuguesa vai voltar a ter jogos em...
Por Fura Redes -
Futebol Internacional
/ 6 dias atrásCR1000?
Desde que Cristiano Ronaldo chegou às Arábias, para jogar no Al Nassr, tem marcado...
Por Fura Redes -
Futebol Internacional
/ 1 semana atrásFIFA quer VAR para treinadores
A FIFA está a considerar incorporar na arbitragem um novo Suporte de Vídeo para...
Por Fura Redes
Miro, Casemiro
Maio 19, 2024 at 11:57 am
Fura-redes
O que precisamos de saber é se estás contra ou a favor desta direcção e o que irás fazer se fores contra?
Fura Redes
Maio 19, 2024 at 12:40 pm
prometo notícias brevemente
JotaPê
Maio 19, 2024 at 6:04 pm
Se for contra, arranja uma estrutura e candidata-se. Não é assim que os bons benfiquistas aconselham?
Zé Mário
Maio 19, 2024 at 11:59 am
Discordo. Limpeza com aqueles que recebem bilhetes à borla e apesar disso são fonte de desestabilização e dizem que o Benfica é deles. Sejam eles No Name sejam croquetes do camarote. Esses não conseguem interpretar o conceito de democracia.
Anónimo
Maio 19, 2024 at 12:08 pm
De que serve este paleio todo se até para decidir o 3.º lugar é preciso roubar à descarada, nomeando os peões de sempre, sem ponta de vergonha no focinho?
De que serve investir milhões, se quem decide os campeonatos são sempre os “ferraris vermelhos” vestidos de preto e os macrons e barrascos santos (o tal do estorilgate) no VAR?
Uma coisa já ninguém nos tira: o prémio fair play está garantido, para gáudio desta direção que não é capaz de defender o seu grupo e de abrir uma guerra aberta contra a federação da femacosa e dos macacos, a liga do brilhantinas e o conselho de disciplina fantoche, que passa multas de 10 euros e anula processos como a vergonha (mais uma, depois do intervalo mais longo da história do futebol) que se viu no último Estoril-Porto?
E enquanto assim for, sapos e corruptos vão continuar nas suas vidinhas enquanto nós continuamos no caminho da autofagia simplesmente porque se discute o sexo dos anjos (se ganhas és o melhor, se perdes vai tudo para a rua) em vez de atacar de frente o cancro que é esta esterqueira a quem chamam de liga de futebol.
Já agora, e para complementar este post, deixo este excelente texto que resume o que é o Benfica atual:
https://oindefectivel.blogspot.com/2024/05/pizzi-rafa.html
Alma
Maio 19, 2024 at 1:45 pm
A isto chama-se tratar os bois pelo nome. Bem dito
Tui
Maio 19, 2024 at 8:59 pm
os únicos bois aqui são tu e o jotapetas…a sério que uma temporada a jogar sem laterais, com substituições a perder aos 86 minutos, para queimar tempo, saída vergonhosa de competições europeias, e levar 5 a 0 no pior Porto dos últimos 30 anos, e a razão é a arbitragem? Podia dizer que és anti, mas és só imbecil.Sorry pela frontalidade.
JotaPê
Maio 19, 2024 at 9:31 pm
Antes boi que abusado. Dasss, morre longe.
Tui
Maio 20, 2024 at 12:07 am
ai sim jotapetas?Pelos vistos já foste um e és outro presentemente, avaliando pelo conhecimento que confirmas de ambos… és tão burro que se estupidez fosse modalidade no FCP, eras campeão há décadas
JotaPê
Maio 20, 2024 at 9:26 am
Não sou eu que venho permanentemente com essa conversa… estou mesmo por fora, tens de ir discutir isso com a tua pandilha…
Anónimo
Maio 19, 2024 at 11:12 pm
Claro que sim, palerma.
Os árbitros nem são precisos para nada. Conquistar pontos no início do campeonato a eito onde até o VAR veio pedir desculpa por ter beneficiado os sapos, não interessa nada pois não? O jogo dos sapos em Faro não interessa para nada pois não?
E eu não disse que a culpa é só da arbitragem. Eu critiquei a direção, mas a única equipa que foi atacada e dividida pelos seus foi só uma. Não há equipa que resista quando em vez de se unir contra quem a ataca, é atacada por quem a devia defender. Direção incluída.
E imbecil é que vem à cona da tua mãe, bronco.
Tui
Maio 20, 2024 at 12:13 am
marrano, o comentário era para o gajo que te respondeu, mas com esse par de cornos, deves ter lido na diagonal. O plantel continua a ser o melhor plantel da Liga e de longe. Está mal orientado e no SLB como se tem dito ultimamente, não há exigência e o amadorismo é inacreditável. A equipa não foi atacada, o treinador sim, porque o presidente deciciu tentar ser esperto.
Em relação à boca fatela à minha mãe, ao menos sei quem é, já tu foste dado para adopção a uma ganadaria qualquer, seu boneco
JotaPê
Maio 19, 2024 at 6:06 pm
Lá vem o algodão.
Quando o Benfica ganha, como faz? Nao ha macrons, barrascos e var’s também?
Explica lá. Sem pareceres atrasado mental, sff…
Anónimo
Maio 19, 2024 at 8:15 pm
O algodão só se for para te pôr no cu. De tão largo que está é preciso aparar um pouco as bordas.
JotaPê
Maio 19, 2024 at 8:49 pm
Não queremos saber dos teus vícios.
Mas devias resolver esses aspectos da infância…
Anónimo
Maio 19, 2024 at 11:13 pm
Os meus aspectos estão resolvidos. Os teus é que vão alargando.
Depois lá vem o algodão.
JotaPê
Maio 20, 2024 at 9:28 am
Se estão resolvidos não venhas aqui fazer campanha e angariação…
Anónimo
Maio 19, 2024 at 11:07 pm
Como faz o quê, otário? Mas o Benfica manda alguma coisa na arbitragem há décadas? Mas o Benfica tem alguém na federação, na liga, no conselho de arbitragem ou no conselho de justiça que permita o que permitem continuadamente ao clube do putedo e dos sapos? Mas o Benfica teve algum jogo esta época onde possas apontar alguma coisa? Há algum árbitro recebido em casa do presidente do Benfica, que tenha estado associado a apitos dourados, que patrocine as camisolas do Benfica ou que tenha sido da claque do Benfica? Só do clube do putedo chegaste a ter dois em simultâneo e ainda tens o pasteleiro e o manuel dos camarotes, tens o barrasco santos e ainda o verdíssimo que foi da juve leo. O que é o Benfica manda na arbitragem? Uma equipa que chegou a ser que teve menos penáltis na Europa! Na Europa inteira!
O desenho chega ou queres que o atrasado mental continue a desenhar para ti?
JotaPê
Maio 19, 2024 at 3:42 pm
https://www.abola.pt/futebol/noticias/schjelderup-e-o-messi-da-liga-dinamarquesa-2024051522223003891
Depois sou eu que ando a dizer coisas…
Red1904
Maio 20, 2024 at 9:00 am
“É o Messi da liga dinamarquesa” – até parece que é o mesmo que dizer que é o novo Messi.
Vai-te tratar, traste!
JotaPê
Maio 20, 2024 at 9:29 am
O profissional do contorcionismo.
Red1904
Maio 20, 2024 at 10:26 am
Estás a descrever-te bem.
JotaPê
Maio 20, 2024 at 11:09 am
Se ha coisa de que nao posso ser acusado é de falta de coerência hehehehehe
Anónimo
Maio 19, 2024 at 6:07 pm
Grande texto. O Benfica é democracia. A BTV devia passar para canal aberto e apenas os jogos do Benfica eram pagos , caso fosse sócio ou não pagava ou pagava menos, o restante tempo de emissão devia dar voz e lugar a discussão diária do Benfica por Benfiquistas, mesmo que tivessem ideias diferentes da direcção.
JotaPê
Maio 19, 2024 at 6:40 pm
Discussão diária do Benfica?
Hahahahahahaha Hahahahahahaha Hahahahahahaha Hahahahahahaha hahahahahahahahaaaaaahaaahaahha
Ganda lolada!
Anónimo
Maio 19, 2024 at 10:16 pm
O porto dopou-se todo nesse jogo.
Chico
Maio 20, 2024 at 9:44 am
O teu objectivo para a Benfica TV é ser o novo CMTV na discussão diária sobre os assuntos do dia desportivo.
Combater a CMTV com mais cartilha e cartilheiros.