Conecte-se conosco

Benfica

A metodologia de Roger Schmidt

Continuo a pensar como foi possível chegar à loucura do episódio dos copos na cabeça do treinador do SLB. E uma das coisas que me parece clara é que Roger Schmidt tem uma metodologia de trabalho diferente ao que estamos habituados. O que cria algumas dores de adaptação nos exigentes adeptos benfiquistas.

Quando o Benfica começa mal…

Com Roger há um plano de jogo e um 11 tipo no início da temporada – este ano mais difícil de ver devido às muitas lesões e a uma pré-temporada em que um dos titulares saiu a uns dias do 1o desafio oficial e em que muitos reforços chegaram já no fim de Julho/Agosto. A estratégia é pensada para 50 jogos, nunca para navegar à vista de momentos de forma dos atletas e da bola que entra/bola no poste. Por isso todos os ex-jogadores fazem a mesma avaliação de RS: “com ele sabes sempre com o que contas.”
Claro que há espaço para ajustes mas eles demoram sempre mais que a média dos treinadores que por cá andaram.

Deve ser dos cabelos brancos que me vão nascendo na careca mas estou cada vez com menos paciência para as discussões de fundo de 3 em 3 dias e para os pedidos de revoluções com o comboio a andar. E acho que quem pensa o futebol assim está errado e toldado pela paixão. A estabilidade que perdes, a falta de líderes e de responsabilidades atribuídas são uma facada num grupo que tem de ganhar sempre. E já nem vou, que se calhar até é o mais importante, aos mecanismos e dinâmicas táticas que se arriscam perder com mudanças ao sabor do vento.

Ainda há uma semana queriam sentar Di María

Por exemplo: já se ouvia muita gente defender que o que Di María dava à equipa ofensivamente não compensava o que não dava defensivamente. O argentino respondeu com 2 jogos seguidos em que foi o melhor em campo e com exibições de altíssimo nível. Mas há outros exemplos como o de Aursnes a defesa direito ou o Florentino apenas como jogador reserva e não de rotação constante com os outros 2 médios do plantel.
Não há garantias nenhumas que o que ganhas ao mudar consoante a avaliação de rendimento semanal será mais vitorioso que teres uma equipa definida para 50 jogos. Sabendo como é evidente que, nos momentos difíceis, vai parecer um homem teimoso e perdido mas não é mesmo nada disso.

Não se muda o pneu de um carro com o carro a andar

Depois, no final da época se fará a avaliação se a ideia que o treinador tinha para os tais 50 jogos era a certa. E se não for que se despeça o homem.

Agora sem dúvida que para mim, o homem que se seguir ao alemão no comando dos encarnados terá de pensar o futebol desta forma e ter esta metodologia de trabalho de Roger Schmidt. Tendo que ter obviamente uma ideia de jogo que seja à Benfica.

Mas, e para resumir, meus amigos duvido mesmo muito que uma equipa que altera as peças de 7 em 7 dias, ao sabor dos desejos dos treinadores de bancada, esteja mais perto de ganhar os 75% de jogos numa época que o Benfica precisa de ganhar. Não se muda o pneu de um carro com o carro a andar.

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede.

Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw

Mais notícias


17 Comentários

17 Comments

  1. JotaPê

    Dezembro 15, 2023 at 9:45 am

    “Continuo a pensar como foi possível chegar à loucura do episódio dos copos na cabeça do treinador do SLB.”

    Eu continuo a pensar é como é que não se chegou aí mais cedo. roger schmidt é um funcionário do Benfica e, quando não é competente, tem de ter as consequências.

    Já agora, quem devia ter levado com copos na cabeça era o ruizinho fantoche. Mas esse terá a sua conta daqui a 20 anos, quando os benfiquistas abrirem os olhos.

    • Rui Costa

      Dezembro 15, 2023 at 9:53 am

      20 anos? Estás optimista, JotaPê!!! Com o LFV lá teve que ser o Ministério Público a fazer alguma coisa.

  2. JotaPê

    Dezembro 15, 2023 at 9:48 am

    Outra coisa que não se consegue perceber é como é que as mesmas alminhas que chamam anti cristo a JJ por meter bernardo a defesa esquerdo são as mesmas que andam húmidas com a adaptação de um médio (de qualidade acima da média) a defesa direito e de um central com lugar cativo no meio a defesa esquerdo.

    • Anónimo

      Dezembro 15, 2023 at 11:21 am

      es o Rei do trunca tu!

      então diz lá quantos jogos teve o Bernardo Silva no Benfica oh master??? FORAM 3!!!

      8 minutos no campeonato
      10 na taça de portugal
      13 na taça da liga

      isso faz de alguem um lateral???? és mesmo fanático

      queres comparar com os minutos e a qualidade que está provada em campo do Aursenrs a lateral??? ou o Coentrão a lateral também foi erro?? ou o Maxi Pereira? ou tantos outros por este mundo fora???

      de futebol percebes menos que ZERO!!!! AHAHAHAHAHAH

      mas raiva tens muita

  3. tui

    Dezembro 15, 2023 at 9:57 am

    Devias abrir uma lavandaria self service, tal o branqueamento feito. Não se muda pneu com carro em movimento, é o que dizem todos os treinadores e presidentes de frutabol, para justificar opções e incompetência. Parece que por se ganhar ao Salzburgo, afinal já está tudo bem e não ganhámos por exemplo, o campeonato passado, com a corda no pescoço ao pior fezespê dos últimos 30 anos.

    • JotaPê

      Dezembro 15, 2023 at 10:23 am

      Olha, olha… noto evoluções por aqui…

    • Anónimo

      Dezembro 15, 2023 at 11:24 am

      pois , isso é tudo muito bonito , mas… GANHAMOS! e mais , ganhámos uma TAÇA já este ano.

      mas como diz o outro – contas fazem-se no fim! neste momento o Benfica é a unica equipa Portuguesa com um título , o resto é palha que só come quem quer

      E por incrivel que pareça , continuamos nas 4 frentes – Campeonato , TL TP e Liga Europa! alguma duvida?

      • JotaPê

        Dezembro 15, 2023 at 10:37 pm

        “E por incrivel que pareça , continuamos nas 4 frentes – Campeonato , TL TP e Liga Europa!”

        Uma contabilidade de merda que nao serve absolutamente para nada. Mas hoje os adeptos ficam humidos com qualquer record do berlinde… taças europeias continuam nos museus dos outros…

  4. Anónimo

    Dezembro 15, 2023 at 11:53 am

    Já te dei os parabéns no Facebook por esta excelente análise. Apenas os verdadeiros verdadeiros, os especialistas da especialidade e o jotapê não estarão de acordo contigo, mas é mandá-los foder…

  5. Tavares

    Dezembro 15, 2023 at 12:36 pm

    O problema não é a metodologia, o problema são os maus resultados.

    Como é que com duas vitórias frente ao Porto e Sporting estamos a 1 ponto dos dois?

    Nem vale a pena referir o colapso na Champions, especialmente contra o Real Sociedad em que o Benfica foi dominado em todo o campo.

    • Fura Redes

      Dezembro 15, 2023 at 5:02 pm

      mas isto não há soluções 100% perfeitas nem ninguém que te possa garantir sempre sucesso

  6. JotaPê

    Dezembro 15, 2023 at 1:49 pm

    Rui Costa: «Que a exigência nunca se perca e só aumente»
    Presidente do Benfica discursou no jantar de Natal das modalidades do clube.

    Este pateta não tem mesmo vergonha. Se os benfiquistas tivessem o mínimo de exigência já te tinham dado um chuto no rabo. Palhaço!

    • Anónimo

      Dezembro 15, 2023 at 5:08 pm

      Estás a ver-te ao espelho?

      • JotaPê

        Dezembro 15, 2023 at 10:38 pm

        Rui, és tu? Desculpa, rui…

  7. Pingback: Feliz Natal - O Fura-redes

  8. Pingback: Benfica 3-0 Famalicão - O Fura-redes

  9. Pingback: Roger Schmidt faz alguma coisa bem? - O Fura-redes

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Benfica