O Benfica venceu na Amoreira com um golo salvador de António Silva já nos descontos finais e assumiu a liderança, ainda que de forma provisória, da Liga Betclic 2023/24. Um jogo marcado por uma 2ª parte bastante fraca do atual campeão nacional mas, se olharmos de forma fria, e juntarmos toda a partida fica mais um triunfo justo dos encarnados nesta edição do campeonato.
Roger Schmidt mostrou alguma preocupação com a forma física dos habituais titulares e rodou bastante a equipa face ao que tinha lançado contra o FC Porto e Inter. Compreensível pois foi provavelmente a série de jogos consecutivos mais difíceis e mais exigentes fisicamente que o Benfica vai ter nesta temporada. Só não percebi a aposta em Casper Tengstedt e não em Petar Musa que não tem tido assim tantos minutos.
O futuro risonho do Benfica
Penso que o treinador do SLB escolheu um 11 para lutar contra um bloco baixo do Estoril e, em abono da verdade, Vasco Seabra surpreendeu com uma linha defensiva bastante subida em campo. O Benfica demorou 20 minutos a ajustar-se ao que vinha preparado pelos canarinhos e as oportunidades demoraram a chegar. Mas chegaram. Contei 4 na 1ª parte: 2 de Tengstedt, 1 de Neres e 1 boa jogada de Jurásek/Neres em que o Estoril teve o mérito de tapar a baliza com muitos homens. Fica também um lance de carga nas costas de Tengstedt, dentro da área de rigor, parecido ao que foi assinalado a Aursnes em Vizela. Na altura, os especialistas disseram que não havia dúvida que um toque pelas costas em alguém que está em velocidade é suficiente para castigo máximo. Fico a aguardar as análises de hoje.
Ou seja, tudo resumido, na 1ª parte a exibição das águias foi suficiente para o Benfica ter resolvido a partida.
2ª parte para esquecer
O Benfica voltou irreconhecível do intervalo e só por milagre o Estoril não chegou ao golo. Sorte numa bola que esbarrou no poste de Trubin. Só ao fim de 15 minutos o Benfica causou perigo, numa jogada com remate de Otamendi e recarga de João Mário. Quando parecia que o jogo ia abrir, há uma longa pausa para o VAR e várias substituições e o desafio esfriou até ao assalto final do SLB. Não percebi a substituição de Jurásek, visto que estava a ser o único que dava largura e velocidade ao ataque dos lisboetas. Tinha dado uma excelente bola de golo a Musa, segundos antes.
Para todos os que vão juntar a má entrada na 2ª parte com a mesma situação que aconteceu em Milão, lembro o recomeço estrondoso dos encarnados no clássico com o FC Porto ainda dá 8 dias.
No período de compensação, o Benfica mostrou raça! Otamendi já tinha deixado o aviso e António Silva não perdoou. Finalmente, um canto a fazer a diferença para o Benfica. Finalmente! O homem do jogo, Toni das babes, ainda teve tempo de cortar um remate com selo de golo no último suspiro do Estoril.
Benefício da dúvida
Fica um jogo difícil mas que sejamos sinceros não foi um descalabro, uma exibição negra, uma vergonha! Acho estranho que os mesmos benfiquistas que admitem que este campeonato vai valer tudo para derrubar o Benfica são os primeiros a apontar o dedo e a tudo e todos quando a equipa sofre uma derrota. Eu pergunto: quem está a jogar com nota artística em Portugal? Sem o campo inclinado, como o Sporting já teve 2 vezes, quem seria o líder e vencedor do único troféu que já foi disputado?
Assim, e como não passa pela cabeça de ninguém despedir Roger Schmidt nesta temporada, por isso, fica o desafio para todos. Vamos dar o benefício da dúvida ao treinador alemão e deixar o homem trabalhar? Está na altura de fazermos o nosso trabalho nas bancadas e nas redes sociais: apoiar. Fiquei triste com tanto benfiquista desejoso que o Benfica encostasse para dizer “eu sabia” “nunca me enganou”. No final da temporada far-se-á, com toda a naturalidade, a avaliação do que se passou.
Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com).
Olarilole
Outubro 8, 2023 at 10:55 am
À rasca, no templo regulamentar , sem ajudas e sem desligar o VAR… convém dizer tudo 🤣
Fura Redes
Outubro 8, 2023 at 11:52 am
sim, é importante. Tem sido o fator mais decisivo nesta Liga. A arbitragem
tui
Outubro 8, 2023 at 1:08 pm
Ontem fomos roubados com toda a gente a ver e ninguém a comentar hoje nos media. A penalidade sobre Tengsted foi até justificada segundo Pedro Henriques, como inexistente porque quando empurrado, já havia cabeceado.
JotaPê
Outubro 8, 2023 at 1:49 pm
Á rasca. O actual Benfica. Mau futebol, processos na justiça…
Não está facil.
JotaPê
Outubro 8, 2023 at 8:09 pm
E agora o estoril já dá luta, já não é preciso ir ao Algarve jogar…
JotaPê
Outubro 8, 2023 at 8:16 pm
Diz que houve uma expulsão nas antas para um da casa? O porto manda nisto tudo! E os lagartos tb tiveram uma. Em que casa é que nao têm havido expulsões?
Sérgio
Outubro 9, 2023 at 9:22 am
À rasca como os outros que jogaram em casa.
Ainda bem que agora há VAR para não ser roubo à descarada com no tempo do Paulinho Santos, só falta mesmo é aparecer as fotos e identificação dos cromos que aqui comentam – iamos rir sem parar…
JotaPê
Outubro 9, 2023 at 10:02 am
“À rasca como os outros que jogaram em casa.”
Normal que joguem pouco, afinal de contas estão falidos. O Benfica é que dá cartas nas contas e no team do século a jogar futebol, não é?
Grunho
Outubro 9, 2023 at 11:30 am
Tinha questionado, não respondes porque deves saber melhor do que eu.
GrunhoOutubro 7, 2023 at 10:58 am
A sério? Mostra lá onde é que isso está escrito de ser o Benfica do Século, atrasado. Até pode ser num daqueles jornais descartáveis do género Destak.
Volto a questionar onde é que isso está escrito de ser o Benfica do Século?
Podes, se quiseres, apontar aqueles jornais que só servem para servir castanhas assadas mas indica só 1, será que consegues?
João Ratão
Outubro 9, 2023 at 12:54 pm
Grunho, eu já aqui tinha escrito sobre isso. Ele inventa essas frases, atribui-as a benfiquistas para depois dizer mal. É uma tática cobarde sobejamente conhecida. Eu, pela minha parte, passei a ignorá-lo completamente. Ninguém aqui o leva a sério e ainda bem!
Grunho
Outubro 9, 2023 at 1:32 pm
João,
de Benfiquista ele não tem nada, aliás é tão Benfiquista como o velho peidoso.
Dá logo para ver nos remoques dele, muito utilizados pelos antis – “E agora o estoril já dá luta, já não é preciso ir ao Algarve jogar…”, “porta 18”, “processos na justiça…”, etc.
Não tenho nada contra Benfiquistas com opinião diferente e até acho bem que haja porque faz parte deste clube ao contrário daqueles que parecem a ditadura norte-coreana.
Mas vir para aqui este traste disfarçado para andar a espalhar mentiras isso não consigo aceitar de forma alguma.
Sss
Outubro 9, 2023 at 1:14 pm
o JOTAPE é o rei do trocadilho , da falácia e da mentira…
diz que disse , ecreve que se disse e depois quando o Benfica ganha mete a viola no saco!
oh Rei do trocadilho, é só para informar que o Rui Costa em 2 anos tem 50 titulos , uma média de 2 por mês e informar tambem que apesar de não gostares, ainda estamos em Outubro e o Benfica continua em todas as frentes!