Segue o líder! O SLB, nesta Liga, tem:
- + pontos
- + vitórias
- – derrotas
- + golos
- Melhor diferença de golos
- – golos sofridos
- + clean sheets
- Tem os 2 melhores marcadores da prova
- Tem o jogador com + assistências
- Pontuou sempre nos clássicos
- Está em 1º lugar desde a 1ª jornada
- Tem a melhor diferença de xG da Liga com +13 xG que o 2º classificado nesta estatística
Correndo o risco de me cair em cima tudo o que pode mudar em poucos dias no futebol, e o Benfica tem um final de calendário de campeonato bem difícil, digo que, à 23ª jornada, esta Liga nem tem sido renhida. Tal a superioridade que o Benfica tem colocado nos relvados portugueses.
E, até me dá alguma impressão, pode ser errada, que Roger Schmidt tem andado a colocar um pouco um travão na equipa, para chegar fresquinha fisicamente e com poucas lesões, ao decisivo mês de Abril. Assim, estou curioso para ver se este plantel ainda vai ter um pico de forma quando tiver os determinantes jogos com o FC Porto e dos quartos de final da Liga dos Campeões.
Vitória justa
Afinal, e tudo contado, a receção do SLB ao Famalicão teve pouca história. Jogo de sentido único, sem grande vontade do Benfica em jogar no limite mas sempre com ideias claras e futebol ofensivo. Embora o Famalicão tenha trazido as suas armas, é uma equipa boa fisicamente e com capacidade de ganhar duelos, acaba por ter apenas um remate perigoso, e fora da área, para mostrar no final dos 90 minutos. De resto, só deu SLB!
Acima de tudo ficam grandes jogos de Gonçalo Ramos, de Grimaldo e de Otamendi. O avançado português marcou 5 golos nos últimos 3 jogos no Estádio da Luz. Está um terror para os adversários! Por outro lado, não gostei da partida de Bah que está a começar a ficar um pouco aquém das expectativas que a sua contratação trazia.
P.s – Artur Soares Dias e o seu VAR (Vasco Santos) ainda tentaram, roubando um penalty claro, por mão de Ivo Rodrigues (69′)… Mas com este Benfica não fazem farinha!