Da equipa revelação da última Champions (juntamente com o Napoli) para a pior equipa da Champions deste ano (o Antuérpia não conta).
O que mudou em 12 meses? Mudou o treinador? Não. Mudou o Presidente? Não. Mudou a estrutura? Não. Mudaram 3 dos titulares.
Conseguem ver como cada jogador cobiçado lá fora é importante? Os tubarões não vêm cá buscar os médios, vêm buscar os grandes que estavam a fazer os outros bons.
Não acham que afinal o dinheiro das vendas que parecia ser muito, facilmente se dilui numa má época, com más contratações para substituir e em prémios da Champions que não se fazem.
O Benfica tinha uma super equipa e vendeu-a por 60+65 (por ai). Quanto já se perdeu e vai perder este ano nos prémios da Liga dos Campeões? Quanto se vai perder se o SLB ficar em 3º na Liga? E se gastou a comprar substitutos que não rendem? Quanto vão desvalorizar os ativos do clube? Quanto se perdeu em receitas de bilheteira sem jogos europeus na primavera? Merchandising? Portanto, percebam: está aqui muito, muito dinheiro. O mercado de transferências vai ter sempre mais falhanços que acertos, é muito complicado saber o que se está a comprar.
E Pluribus Unum
Aumentar as receitas ou diminuir as despesas?
O Benfica na Champions será sempre isto enquanto for um clube vendedor de 6 em 6 meses. Ou mesmo de 12 em 12 meses.
A saber: não existe nenhuma razão, podem até inflacionar todas as despesas de um clube normal, para o Benfica ter de vender de 6 em 6 meses. Não é verdade o que nos vendem a nós sócios. Há duas formas de equilibrar um orçamento: aumentar as receitas ou diminuir as despesas. Concentrar no importante. Despedir quem não se sabe o que faz.
E já sei que vem a lenga-lenga vieirista: ninguém está a defender que os jogadores fiquem 15 anos. Sem dúvida que sei que lá fora os salários são fortíssimos. Mas há um meio termo entre ficarem 6/12 meses e 12 anos. Há contratos de 5 anos e cláusulas de rescisão. É apontar para lá. Sempre. Faz algum sentido o Benfica ajudar o PSG a fintar o fair-play financeiro para levar o Gonçalo Ramos?
E mais, é o Benfica que vende os seus jogadores. Sem dúvida que é o Benfica que deixa a história crescer à volta dos abutres dos jornalistas/agentes. Porra, o próprio Benfica contrata jogadores que chegam cá, no seu 1º dia, a dizer que querem vir para dar o salto.
E fujam a individualizar nestes jogadores que se enquadram nesta história. Cada caso é um caso, é verdade. Mas é preciso primeiro ajustar o paradigma do clube para depois sabermos responder melhor a cada caso e parar de repetir a mesma história de empobrecimento e venda dos nossos golden boys.
E Pluribus Unum
Fim da história?
Enfim, querem um Benfica regular na Europa? Acima de tudo, vamos pensar um pouco na hipótese de romper o paradigma e lutar contra o “fim de história” que escolheram para o Sport Lisboa e Benfica. Não queremos ser um clube trampolim. Ou queremos?
Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com).
JotaPê
Novembro 9, 2023 at 9:25 am
Digo tudo isso ha anos. Sou dragarto. Siga.
JotaPê
Novembro 9, 2023 at 9:40 am
“Os tubarões não vêm cá buscar os médios, vêm buscar os grandes”
Ja agora diz la quem sao os grandes, porque la fora sao mais uns… o ramos nem calça, obviamente, mais um produto de marketing…
Anónimo
Novembro 9, 2023 at 10:04 am
E tu achas que o PSG o veio buscar porque o Benfica realizou uma campanha de marketing? Então dá os parabéns à equipa de marketing do Benfica, se fazes o favor! Se não os conseguimos vender, é porque não prestam. Se os vendemos é porque enganamos os outros clubes. Já viste a idiotice do que dizes?
Sérgio
Novembro 9, 2023 at 10:15 am
Nem vale a pena gastar o latim com este parvalhão, toda a gente sabe ao que ele vem.
E argumentar com ele é para esquecer – como todos os malucos tem sempre razão!
JotaPê
Novembro 9, 2023 at 11:05 am
Eu só falo de factos. Nada mais. E ramos nem calça, nao ha como mudar isso.
O marketing chama-se mendes e distribuição de dinheiro a rodos. Se nao percebeste como funciona, lamento por ti.
tui
Novembro 9, 2023 at 1:19 pm
qual o espanto?o senhor do palheiro foi levar o guedes a paris…o JotaPê não é o único labrego nesta história…
JotaPê
Novembro 9, 2023 at 4:11 pm
Se ha coisa que eu nao sou nada é labrego. Ao invés da maioria, que continua a acreditar no pai natal e a achar que o Benfica é um colosso…
Unknown
Novembro 9, 2023 at 10:44 am
Há aqui dois fatores que ou não foram abordados no texto ou foram apenas de passagem. Um deles é a diferença salarial (abordado de passagem no texto) e que é um aliciante muito forte para um jogador que quer fazer carreira e assegurar o seu futuro profissional e pessoal. O outro (que nem sequer foi abordado) é a pressão que os agentes dos jogadores fazem para que estes assinem contratos chorudos por outros clubes (deêm o “salto”) pois é aí que eles ganham dinheiro com as suas comissões milionárias. O que é que os clubes podem fazer para combater isto? Aumentar salários (gastar mais dinheiro) e renovar contratos com cláusulas de rescisão altas (pagando comissões de renovação aos agentes, ou seja gastar mais dinheiro). Portanto no fim de contas estamos a falar de o Benfica fazer braços de ferro financeiros com outros clubes que têm fontes de receita muito superiores às do Benfica. Penso que não seja preciso ser um génio da finança para prever como tudo isso iria acabar.
JotaPê
Novembro 9, 2023 at 9:24 pm
“Portanto no fim de contas estamos a falar de o Benfica fazer braços de ferro financeiros com outros clubes que têm fontes de receita muito superiores às do Benfica”
Nao, nao estamos a fazer braços de ferro porque os nossos braços são fininhos demais.
É isso que é fundamental que estas cabecinhas ocas têm de perceber. O Benfica nao faz braço de ferro com ninguém porque nao consegue e os jogadores nao querem ca ficar porque, simplesmente, o Benfica nao é assim tao grande como querem fazer crer (ja foi) e nao se equipara a equipas médias da europa. Ponto. Vamos esquecer de vez essa ideia de que o Benfica é um colosso e todos os jogadores querem jogar aqui porque está ERRADO. NINGUÉM QUER JOGAR AQUI SENAO PARA SER O TRAMPOLIM PARA A EUROPA.
Pinças
Novembro 9, 2023 at 11:47 am
Podem opinar como quiserem, até podem mandar abaixo a equipa, o treinador e até os dirigentes mas se o Benfica ganhar 1-0 no próximo jogo, nem que seja com um golo com a mão e precedido de várias faltas o Benfica irá liderar o campeonato.
Carlos
Novembro 9, 2023 at 1:07 pm
Pronto, já fomos, e os dois próximos jogos deverão jogar com a reserva.
Zero pontos e estamos ao nível do Antuérpia.
O Manchester United é que sabe.
JotaPê
Novembro 9, 2023 at 4:12 pm
Já é clube trampolim há mais de 30 anos… estranho o post só agora… o retardamento é em tudo, pelos vistos…
Sérgio
Novembro 9, 2023 at 4:36 pm
Jurásek perdeu a bola 28 vezes em 62 minutos em campo, contra a Real Sociedad.
14 milhões de euros para isto???
Anónimo
Novembro 9, 2023 at 4:54 pm
Hehe… O problema do glorioso é a clara de negão no plantel…
O benxixa foi tomado de assalto pela direita ultra radical….
Eu sei o que digo….
Já o digo há muitos anos… Hehe eh..
Ass. Corcunda das bandeiras satânica e energias negativas, exemplar adepto e sócio do Salazar Lisboa e benfas
Anónimo
Novembro 9, 2023 at 7:40 pm
Li um texto do mouro chavier, represente bem o que é ser benfiquiasta.sao maiores que Portugal…. Coitadinhos….são mesmo cercis.
Ser Benfica é ter um atraso social.
Anónimo
Novembro 9, 2023 at 9:41 pm
Master schmit lol, aquele coluna é mesmo um palhaço.
JotaPê
Novembro 10, 2023 at 10:12 am
https://www.abola.pt/futebol/noticias/benfica-nao-escapa-a-mao-pesada-da-uefa-2023110918032869424
Os superdragoes, esses infiltrados, sempre a prejudicar o Benfica…
Pingback: "Está tudo mal" - O Fura-redes