Uma das evidências que salta aos olhos de qualquer um nesta mini-crise do Sport Lisboa e Benfica (crise que parece ter infetado todos os líderes europeus LINK) é que os adversários acharam uma forma de anular esta versão de Roger Schmidt.
Fala-se do cansaço da equipa que já não consegue pressionar tão alto mas eu não vou tanto por aí. Certamente que todos os analistas de bola aconselham a começar uma análise tática de uma formação de futebol pelo momento da saída de bola onde infelizmente o SLB não conta com Vlachodimos para nada. E agora Roger Schmidt?
Assim, o que tenho visto que mais me preocupa é que sem Bah, que tem capacidade técnica para dar uma outra solução fiável na primeira fase de construção, e sem o Enzo a mudar o flanco várias vezes por jogo – Otamendi assumiu muitos desses passes do seu compatriota logo em Fevereiro mas agora tem falhado muitos passes que não falhava – está a ficar fácil anular a saída de bola do Benfica anulando e pressionando Grimaldo. E, não tenho dúvidas, que toda a gente vai fazer isto até ao fim. São precisas soluções e mudar a saída de bola.
A oportunidade de Chiquinho
Uma das soluções óbvias passa por dar responsabilidade ao substituto direto de Enzo no 11 encarnado. A equipa precisa que Chiquinho acrescente os passes longos e variações de flanco! O Benfica ganha muito quando corre bem! Aliás quem não se lembra de um ou outro barrote para a bancada e das perdas de bola em zonas de perigo de Enzo Fernández? Mas quando corria bem o ganho era enorme… Aliás, no futebol moderno sem arriscar raramente se passa dos intermináveis passes entre médios e defesas em zonas longe da baliza do rival.
Calma, não, não estou a dizer que o Chiquinho é comparável ao Enzo. Não, não estou a dizer que o Enzo era só barrotes. Então estou a dizer que acho que o médio português pode fazer algumas das coisas que o argentino fazia, pois acho que tem capacidade para variar o flanco com rapidez mas está com muito medo de errar. Sem medo rapaz!
CHIQUINHO OU NÃO CHIQUINHO – https://ofuraredes.pt/benfica/chiquinho-ou-nao-chiquinho/
Perigo iminente
O problema do técnico alemão é que também não há muito tempo para pensar e treinar. O ritmo de jogos do Benfica é frenético e amanhã já tem de lutar pelo sonho que foge desde 1990…
Para isso, terá de mitigar um perigo que feriu o Benfica na 1ª mão com o Inter: Alessandro Bastoni é o jogador de toda a Liga dos Campeões 2022/23 que mais cruzamentos fez para dentro da grande área adversária. Deu o primeiro golo, onde Aursnes e João Mário chegaram atrasados e não impediram que a bola saísse. Não pode voltar a acontecer.
Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw
Anódino
Abril 18, 2023 at 11:08 am
Não vou comentar o Chiquinho. O que vou dizer, é que face à venda de Enzo, a dispensa de Gabriel toma outros contornos. Cumpria melhor a 8 que Chiquinho, e era terrível, quando engatava, quer a variar flanco quer a queimar linhas com passes longos. Outro problema é que Tino, não sabe construir yo, que é o que tenho vindo a repetir, sobre precisarmos de um trinco que seja melhor que apenas no desarme.
JotaPê
Abril 18, 2023 at 11:13 am
Enquanto houver gente que aceite mediocres como chiquinho ficará sempre mais difícil que as coisas corram bem.
Normal no actual nivel de exigência dos benfiquistas. Se nem pedem que os arguidos se demitam, nao vai ser um chiquinho a fazer agitar as águas…
Fura Redes
Abril 18, 2023 at 3:29 pm
quem disse que estou a aceitar Chiquinho? Fui super critico da venda do Enzo
mas é o que temos até ao fim da temporada.