Conecte-se conosco

Benfica

No Benfica não basta ganhar

Apesar de eu gostar de ouvir estes gritos empolgantes ao nosso benfiquismo que o Paulo Parreira faz (ver no vídeo seguinte), e mesmo o Daniel do Visão Vermelha, que também defende esta posição muito bem eu acho que há aqui uma enorme confusão no conceito central da discussão: a exigência. A exigência tem como limite a capacidade que a entidade em que eu estou a colocar as expectativas possui. Se não tiver isso em conta é utopismo, não é exigência.

Caríssimos, com todo o respeito, ver o Benfica ganhar sempre e jogar o melhor futebol da Europa todos os benfiquistas querem. Certo? Portanto, não é por não escrevermos ou falarmos nisso em cada intervenção que queremos menos que quem o faz.

E Pluribus Unum

Ganhar, sempre

Passo a explicar, no meu modesto ponto de vista, que é tão válido como outro, a importância de ganhar mesmo quando não somos esmagadores: o Benfica não é o clube desportivamente hegemónico em Portugal. Tenho pena mas é a verdade. Basta recuar 6 meses e o FC Porto era o detentor de TODOS os troféus nacionais. Temos de colocar isto na equação da exigência ou então estamos só a berrar ao vento para dizer que somos muito benfiquistas. Desde essa seca de títulos do SLB a única coisa que mudou foi o treinador, de resto o clube está igual. Quer nas pessoas, nos ciclos repetidos de sucesso/perigo, quer no paradigma de negócio exportador, que é a antítese de um clube vencedor. Esperar que Roger Schmidt, sozinho, mude isso em apenas uns meses é irrealista. É até injusto.

Esta época a Champions envergonha, uma verdadeira hecatombe, e houve algumas exibições em Portugal (Estoril e Casa Pia) que não nos deixaram contentes. Eu consigo ver isso. Não é por tentar arrefecer um pouco o caldeirão de quem não consegue viver sem o SLB a esmagar que não o vejo. Isso é fácil de constatar. Por outro lado, os 3 clássicos são nossos e a Supertaça foi ganha com mérito. A única derrota em competições tugas aconteceu num jogo de um azar extremo que acho que não se vai repetir nos próximos muitos anos. Não há objetivamente nenhuma equipa no Mundo ou na história em crise quando se está em 1º lugar.

E Pluribus Unum

Ressaca da onda vermelha

Mais, se olharmos para a ressaca de um ano em que o Benfica pareceu que ia conseguir mudar a hegemonia nacional (1º ano de Jesus, 1º ano do Tetra e Bruno Lage) chegamos à conclusão que em 2/3 dessas vezes o Benfica caiu a pique no ano a seguir. E este ano ainda está muito indefinido.

Ou seja, as épocas de ressaca de onda vermelha têm sido historicamente difíceis. E é aqui que eu quero chegar, desculpem, que isto já vai longo. Para o Benfica montar as bases de um clube que não sofre este tipo de alterações exibicionais, de ano para ano, as águias precisam de ganhar em anos em que as coisas não correram todas bem. Era o que o FC Porto de Jesualdo Ferreira, ou Vítor Pereira faziam. Temos de ganhar sempre, mesmo quando não jogamos tão bem ou os reforços não encaixam à 1ª. É isso que o Bayern faz, que o PSG faz, etc…

Ganhar passa a ser como respirar, ou caminhar, há dias mais difíceis mas não falha. Um clube hegemónico não cai numa onda de derrotas e poços sem fundo, que aliás todos temos responsabilidade quando acontecem séries dessas. Tem a estrelinha, tem o golo aos 97, está sempre vivo, não perde os jogos contra os outros candidatos. Não reconhecem este SLB 2023/24 no que acabei de escrever?

Deixar trabalhar

“Ah eu já vi isto a acontecer e já sei onde vai acabar.” Não é verdade. São tantos os exemplos de começos aos soluços que acabaram no Marquês: o Ferrari, a Reconquista, o ano do Trapattoni…

Certamente que a juntar a isso não faz sentido despedir Roger Schmidt a meio desta temporada. CLARO que o raciocínio seria diferente se o homem não tivesse ganho o ano passado. Não é uma questão pessoal ou de paixão com o alemão. Não são créditos ou gratidão eterna. É deixar trabalhar quem, há tão pouco tempo, mostrou competência e tem mostrado que não é 100% teimoso em manter as coisas que não estão a funcionar. Ele também vê, como nós, as coisas que não estão tão bem e tem tentado soluções. Não vai é acertar sempre e, tem um defeito: não é um grande comunicador, nunca vai ser por ai.

Ganhar é a base de tudo

Resumindo: sim, ganhar este ano, mesmo que em termos de exibições olhemos para o ano passado com saudades é crucial, é a base para o SLB esmagador que todos queremos, ele não se constrói sem ultrapassar barreiras que antes eram intransponíveis. Afinal, ganhar este ano é a única forma de mudar de vez o balanço de poder no nosso futebol.

“No Benfica não basta ganhar.” Não podia discordar mais. Ganhar é a base de tudo.

Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com).

Mais notícias


    O feed não possui itens.
26 Comentários

26 Comments

  1. JotaPê

    Novembro 22, 2023 at 1:36 pm

    “a exigência”

    Inexistente, no momento.

    De resto, concordo com tudo. Só uma reserva: não acho que parreira ou qualquer outro sejam mais benfiquistas que eu.

    • Anónimo

      Novembro 22, 2023 at 3:54 pm

      Danete Danone

  2. JotaPê

    Novembro 22, 2023 at 1:40 pm

    “Após reunião, esta quarta-feira, em Nyon, na Suíça, o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA aplicou uma multa ao Benfica no valor de 18.750 euros por acendimento de tochas e 11.250 por lançamento de objetos, no jogo frente à Real Sociedad, em San Sebastián.”

    Isto só pode ser comédia. Mas os bons benfiquistas vão achar justíssimo, como acham que o porto paga multas da treta quando há umas escaramussas….

    Cá está, a exigência depende sempre do cú onde está a pimenta…

    • Jaime

      Novembro 22, 2023 at 4:28 pm

      Fdx, este Jotapê está cada vez pior

      Escreve-se escaramuças

    • Red1904

      Novembro 22, 2023 at 4:48 pm

      É uma chamussa sff com pouca pimenta!

    • Anónimo

      Novembro 22, 2023 at 9:21 pm

      Ninguém quer saber

      • JotaPê

        Novembro 23, 2023 at 3:26 pm

        Muitos querem, nao te preocupes. E preferem-me amordaçado. Mas vão ter que levar com as verdades.

        • Novembro 23, 2023 at 4:29 pm

          Diz-me lá, tu ouve vozes? Achas que Deus fala contigo?

  3. Anónimo

    Novembro 22, 2023 at 6:28 pm

    Vir a este blog e verificar que o primeiro comentário é invariavelmente do burro residente dá que pensar. O Benfica incomoda muita gente.

    • JotaPê

      Novembro 23, 2023 at 3:26 pm

      É o Benfica e eu. Imagina até que querem moderar comentários por minha causa, vê só…

  4. Sérgio

    Novembro 22, 2023 at 7:06 pm

    • JotaPê

      Novembro 22, 2023 at 10:07 pm

      Mais um barrete mo-nu-men-tal. Que bem sabemos como é provocado.

      • Anónimo

        Novembro 23, 2023 at 2:07 pm

        Como não podes criticar o negócio , criticas que foi um barrete para o PSG… és do PSG desde pequenino não é? 😂

        • JotaPê

          Novembro 23, 2023 at 2:42 pm

          O negócio nunca merece críticas, já sabemos como é feito e em que bolsos fica o dinheiro. Olha, eu sei onde NAO fica… mas mau é no porto, onde anda tudo a roubar…

          O facto do Benfica estar pejado de gente séria e o porto de malfeitores está a preparar mais 20 anos de bonança… e depois, cornos na parede. Ninguém se lembra de quem era rui costa nem nunca votaram nele.

          Deixem andar. Quanto pior, melhor.

          • Anónimo

            Novembro 23, 2023 at 2:44 pm

            No Porto saem a zero

          • JotaPê

            Novembro 23, 2023 at 3:25 pm

            E continuam a ganhar. Imagina se tivessem dinheiro…

  5. JotaPê

    Novembro 22, 2023 at 10:18 pm

    Di maria cospe nos adeptos. Os arruaceiros do norte, sempre a deixar marcas…

    E neste blog nem uma palavra de repúdio. Parabéns pelo carácter.

  6. JotaPê

    Novembro 23, 2023 at 10:39 am

    E bernardo silva acordou agora para a vida? É fantoche de quem?

    Para quem nunca ganhou nada de relevante a título individual fala demais…

    • Anónimo

      Novembro 23, 2023 at 2:08 pm

      Ele não que saber de ti, tens noção?

      • JotaPê

        Novembro 23, 2023 at 2:43 pm

        Nem eu quero saber dele. E que se mantenha afastado do Benfica, nao precisamos ca de benfiquistas de ocasião.

        • Anónimo

          Novembro 23, 2023 at 4:21 pm

          “Nem eu quero saber.”

          HAHAHAHA!

          Priceless…

  7. Zé do Pino

    Novembro 23, 2023 at 1:34 pm

    O Benfica lixa-se porque quer ganhar no futebol feminino, no futsal e ainda tem equipa de sub 23

  8. Pedro Silva

    Novembro 23, 2023 at 1:41 pm

    O Diogo Luís é um enorme cartilheiro, sempre a manipular os dados contabilísticos.

  9. Pingback: O Benfica do assobio - O Fura-redes

  10. Pingback: O Benfica do tiro ao boneco - O Fura-redes

  11. Pingback: "O Benfica deixou de dar prioridade à Taça de Portugal" - O Fura-redes

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Benfica