Conecte-se conosco

Benfica

O dia em que o SCP deu o título ao SLB

Andava aqui a ler sobre últimas jornadas épicas na nossa Liga e deparei-me com o dia em que o SCP deu o título ao SLB. Quem diria?

Uma história que nos faz recuar até ao dia 24 de Abril de 1955. No auge do Estado Novo e para a 20ª edição do campeonato nacional do nosso país.

Naquela tarde disputava-se a última jornada da Liga (26ª) com a luta pelo título de campeão ao rubro. Todas as atenções estavam voltadas para dois campos: Benfica – Atlético e Belenenses- Sporting, pois SLB e o clube azul de Lisboa disputavam taco a taco o ceptro máximo nacional.

Antes do jogo o Belenenses tinha 1 ponto de avanço na liderança da tabela mas uma diferença de golos bem pior. Na altura esse era o critério de desempate quando duas equipas estavam iguais.

O Benfica de Otto Glória resolveu a sua questão com alguma facilidade e com 1 golo de José Águas aos 27′ e o bis do avançado logo no reatar da partida (o jogo terminou 3-0 com 1 auto-golo a fechar o placard) os adeptos encarnados já só estavam interessados no derby que se realizava nas Salésias.

Glória eterna para estes campeões do Benfica (LINK)

Polémica e lágrimas

As notícias não eram as melhores pois já perto do final da partida o Belenenses vencia por 2-1… Já na 2ª parte Matateu, a grande estrela daquela época, teve o golo nos pés, vendo o guarda-redes Carlos Gomes deter uma bola sobre a linha de golo. O fiscal de linha, que acompanhava o ataque do Belém, ainda começou a correr para o centro do terreno, dando a impressão que validara o golo, mas o árbitro nada apontou.

Quando os milhares de adeptos do clube da “Cruz de Cristo” já festejavam nas bancadas a conquista do título com foguetes e tudo, o avançado leonino João Martins marca o golo do empate, aos 86 minutos de jogo, destruindo o sonho do título das gentes de Belém que não queriam acreditar no que estava a acontecer. A alegria dava lugar ao desespero! Do outro lado da cidade a explosão no então novo Estádio da Luz foi imediata e gigante pois os adeptos acompanhavam o derby pela rádio. Nunca um golo dos leões fora festejado por tanta águia…

Rezam as crónicas da época, que João Martins, logo a seguir a ter apontado o golo do empate, abeirou-se do guarda-redes adversário, José Pereira, e pediu-lhe desculpa. De forma algo emocionada. O atleta leonino não conseguiu conter a emoção e a tristeza que lhe ia na alma por ter causado tamanha infelicidade e tão grande desgosto na família do clube rival que via, de forma inglória e dolorosa, fugir-lhe o título a 4 minutos do final da partida. 

Festejos com ofertas no mealheiro do SCP

Depois de conquistado o título, os adeptos encarnados manifestaram-se em frente à sede leonina, então na Rua do Passadiço. Num curioso gesto de agradecimento. “Um a um, entraram no edifício e depositaram algum dinheiro nos mealheiros existentes para a recolha de prendas destinadas ao Estádio do Sporting. Certamente, algo impensável nos dias de hoje.

Enfim, esperemos que a coisa no sábado seja mais tranquila…

Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw

Mais notícias


4 Comentários

4 Comments

  1. JotaPê

    Maio 24, 2023 at 8:36 pm

    Lá andamos nós a escarafunchar no século passado, é só esqueletos…

    Na era moderna olhamos para o norte, para ver as taças chegar…

    Os maiores, no dubai…

    • JotaPê

      Maio 24, 2023 at 8:51 pm

      Fui seviciado na catequese. E foi no Norte.

    • Sérgio

      Maio 25, 2023 at 9:06 am

      jotapetas, não tens mais útil nada para fazer? Massajar a próstata por exemplo?

  2. JotaPê

    Maio 25, 2023 at 7:27 am

    “‘Operação Penálti’: Seis inquéritos a Benfica, FC Porto e Sporting, 120 arguidos e fraude superior a €228 milhões!”

    Sei que estes assuntos não são assim tão importantes e que, nos dias de hoje, moral é para os outros e os adeptos estão-se borrifando para o facto dos dirigentes dos seus clubes serem corruptos, querem é taças no museu.

    Mas, nem uma palavrinha…?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Benfica