Conecte-se conosco

Benfica

O glorioso SLB que nunca vive apenas no hoje

No outro dia lia no site Lateral Esquerdo (Aqui) um artigo que gostei muito e basicamente defendia que Benfica raramente vive no “hoje”. Os problemas do dia-a-dia não chegam, pois estamos todos numa viagem constante para nos validarmos como merecedores do estatuto glorioso que queremos sempre colado ao clube.
Sem dúvida nenhuma que o benfiquista vive em constante comparação entre o que a equipa joga e o que devia jogar como gigante do futebol europeu.

Saiba mais: Roger Schmidt faz alguma coisa bem?

A paixão benfiquista é uma montanha-russa de emoções e de extremos: as vitórias são celebradas como conquistas épicas, e as derrotas são choradas como tragédias inaceitáveis e imundas.
Cada jogo não é apenas uma batalha no presente, mas uma oportunidade de honrar o legado que o precede. É esta a tradição que passou do mítico 3º anel para o novo Estádio e isso é algo que muitos benfiquistas dariam um braço antes de abdicar dela.

Em cada temporada, os benfiquistas anseiam por uma equipa que não só cumpra, mas exceda as expectativas e é isso que vai alimentando a onda vermelha. Será que hoje, neste dia de frio, vou lá ver o SLB espetar 10 ao Nacional? E lá vamos nós outra vez atrás da equipa.

Ora, Roger Schmidt, por mérito próprio, colocou as expectativas bem altas. As comparações com a época passada em que ele nos fez sonhar com a final da Liga dos Campeões perseguem-no. Talvez por eu saber que sem 3 dos jogadores base da equipa do ano passado a época seria completamente diferente sou dos que menos tem sofrido em 2023/24.

Para muitos o clube não vive apenas para ganhar

Mas Roger: na cabeça do benfiquista, o clube não vive apenas para ganhar. Existe para conquistar de forma avassaladora, para vencer de uma maneira que reforce o seu estatuto de glorioso. Para muitos de nós, as vitórias são esperadas, não como um feito notável, mas como uma obrigação. O que é esperado é um feito novo e magnífico!

Claro que este ADN é algo impossível de cumprir sempre mas parece-me que reside aqui muito do divórcio com o treinador do Benfica. De um lado expectativas altíssimas, muito vezes utópicas, do outro um certo comodismo de quem tem o lugar ou o cheque de despedimento garantido.

É urgente mudar a comunicação

É urgente mudar a comunicação, é urgente abraçar a tradição do Benfica. Toda a gente sabe que eu não sou o maior crítico, pois objetivamente estamos dentro dos objetivos da época. Mas não posso fingir que o caldeirão que se está a formar vai acabar bem para o clube. Isso é certo que não vai. Apesar de também achar que esse caldeirão não devia ser obrigatório existir (e já existe desde Agosto). Penso que alguns benfiquistas podiam mudar a postura e pensar no que realmente ajuda ou não o clube.

Enfim, não vão mudar, e assim reforço que mais do que as escolhas táticas o problema reside na areia que o treinador do SLB tem sentido necessidade de atirar aos olhos dos adeptos que não vivem apenas no hoje. Vivem para continuar a tradição do glorioso Sport Lisboa e Benfica.

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SL Benfica desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto.

Entretanto não deixem de seguir a página do Twitter para mais conteúdo de O Fura-Redes https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw

Mais notícias


15 Comentários

15 Comments

  1. JotaPê

    Fevereiro 16, 2024 at 11:37 am

    Na generalidade estou de acordo com o texto mas diria que tem alguns ajustes a fazer.

    Principalmente o benfiquista ajustar a expectativa à realidade: “o benfiquista vive em constante comparação entre o que a equipa joga e o que devia jogar como gigante do futebol europeu”. Temos de, de uma vez por todas, compreender e aceitar que o Benfica não é mais (e há decadas) o gigante que foi nos anos 60. Portanto nao ha que comparar nada a esse respeito. O Benfica joga um futebol ajustado ao campeonato português e, na europa, como mais uma vez ontem constatámos, é um clube que estará sempre numa 2a ou 3a linha, a lutar com clubes como o toulouse. Se o Benfica fosse um gigante europeu, estaria a lutar na champions com os seus pares.

    Schmidt terá a suas responsabilidades, que as tem e grandes, mas porqie nao se fala do presidente? Está ilibado delas? Já estao a cozer o treinador em lume brando, como têm feito com vários outros e, inclusive, jogadores? rui costa está acima do Benfica?

    Ja agora, lembrar que a grandeza também se faz fora de campo e, como todos muito bem sabemos pelos episódios que vêm acontecendo ao longo dos ultimos 20 anos, o Benfica deixou de ser um modelo: de honra, de liberdade, de carácter…

    Sejamos homenzinhos de vez.

    • Red1904

      Fevereiro 16, 2024 at 1:47 pm

      Realmente o Liverpool está na 2ª ou 3ª linha – perdeu com este Toulose para a Liga Europa.
      E o PSG, que empatou com eles para o campeonato, hein?

      • Anónimo

        Fevereiro 16, 2024 at 3:29 pm

        Isso para ele não interessa para nada! Começa já a falar dos emails e do CBV e do LFV e que o orçamento que temos é uma vergonha…

        Desconfio que alguns ganham cacau por denegrir o maior!

    • Anónimo

      Fevereiro 16, 2024 at 4:11 pm

      bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla.
      bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla.
      bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla.

      Vira o disco e toca o mesmo. E o macaco, vai bem de saúde?

  2. Tui

    Fevereiro 16, 2024 at 11:58 am

    E tu bem precisas Jotapetas, andas a tentar ser homenzinho há anos, mas felizmente a medicina evoluiu bastante.

  3. JotaPê

    Fevereiro 16, 2024 at 6:45 pm

    Infelizmente, começamos a ser grandes lá fora mas é por outros motivos:

    https://www.abola.pt/futebol/noticias/benfica-garante-desconhecer-incidentes-com-adeptos-do-toulouse-na-luz-2024021617473569914

    surge depois do anúncio, por parte do emblema francês, de que tinha apresentado uma queixa na UEFA, tendo em conta que «vários adeptos reportaram tratamento inapropriado e excessivo, incluindo revistas excessivas e intimidação por parte das autoridades portuguesas». Já não é a primeira vez que há esta queixa na Luz.

    https://www.abola.pt/futebol/noticias/toulouse-acusa-di-maria-de-simular-penalti-rajada-de-vento-que-soprou-forte-ate-lisboa-2024021610273731483

    E os penaltis fantasma, de que tanto nos queixamos quando é o taremi…

    • Anónimo

      Fevereiro 16, 2024 at 8:38 pm

      Mais prosa ruim….

  4. Alberto joão

    Fevereiro 16, 2024 at 9:17 pm

    Eu até vinha contrariar o autor do texto explicando-lhe que jogamos mesmo muito pouco para o nível de investimento que fazemos e não são as expectativas altas ou a venda de 3 jogadores que o justificam, quando li o Jotapeido a pontar que o Benfica já não é grande europeu porque não está na luta da Champions…pois o ano passado estávamos a lutar nos quartos de final e no ano anterior também, então éramos grandes e deixámos de ser este ano? Para o ano se estivermos nos quartos outra vez voltamos a ser grandes? A inteligência morcona do Jotapeido não dá para mais e a rábula de se fazer passar por benfiquista já está a deixar o pouco que lhe resta de cérebro em papas…que vá fazer vigília para a porta da prisão do macaco que se torna mais útil!

    • Anónimo

      Fevereiro 16, 2024 at 9:58 pm

      Vão-te explicar o quê?

  5. Anónimo

    Fevereiro 16, 2024 at 10:35 pm

    “Conselho de Disciplina entende não haver provas de que Boaventura atuou a mando do Benfica”

    É adorável quererem convencer as pessoas que o Sr. Boaventura, um dia, sentado no seu sofá, idealizou corromper, por sua iniciativa, jogadores do Rio Ave, só para beneficiar o seu clube de coração.

    É mesmo adorável este altruísmo todo. Mesmo adorável.

    • Alberto joão

      Fevereiro 17, 2024 at 11:59 am

      Está ao mesmo nível de quererem convencer as pessoas que os árbitros reuniam com o Pinto da Costa para conselhos matrimoniais e do Paulo Pereira Cristóvão estar um dia no sofá e idealizar colocar dinheiro na conta do árbitro por sua iniciativa só para beneficiar o clube do seu coração…quem não tem telhados de vidro que atire a primeira pedra!

  6. Pingback: Ainda não foi desta que o Benfica - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!

  7. Pingback: Benfica contra Glasgow Rangers - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!

  8. Pingback: O cemitério de treinadores chamado Benfica - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!

  9. Pingback: Roger Schmidt x 100 - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Benfica