Conecte-se conosco

Benfica

O pagamento nas transferências do FC Porto

O que o FC Porto falido promete como pagamento nas transferências aos clubes nacionais não é dinheiro, é a valorização dos ativos. Claro que isto num país sério seria fiscalizado mas como quem faz as leis dos clubes são… os próprios clubes, andamos nisto.

O Famalicão aprendeu com o Ugarte: é muito melhor fazer parte do negócio depois do negócio.

E se correr mal, o Jorge Mendes arranja um Olympiakos ou um Wolves para ninguém perder muito dinheiro.

O problema das transferências do FC Porto (LINK)

Coloquem-se no lugar dos clubes do meio da tabela da nossa Liga: mesmo que levem calotes em 2 ou 3, basta 1 rebentar para já pagar tudo o resto.

Portanto, as notícias que o FC Porto não pagou este ou o outro vão continuar. A verdade é que enquanto estiver na Liga dos Campeões não é assim um jogo de sorte tão grande.

Jogada de poder

E esta estratégia tem outro benefício para o FC Porto: os clubes pequenos passam a ficar interessados no sucesso desportivo do FCP, pois só assim podem aspirar a ver o dinheiro. Percebem a razão de muitos clubes não darem os 100% nos jogos no fim do campeonato contra os dragões e comerem a relva contra os eternos rivais SLB e SCP? Todos preferem a vitória do clube onde têm ativos.

E olhando para este ano: imaginem o que será até ao final do campeonato para o FC Porto ficar nos 2 primeiros lugares e ter os milhões da nova Liga dos Campeões?

Mais cedo ou mais tarde o Benfica terá de voltar a olhar para o mercado interno de forma séria.

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do Benfica desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.

Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw

Mais notícias


30 Comentários

30 Comments

  1. Anónimo

    Fevereiro 1, 2024 at 7:23 pm

    Pessoal, a única forma de não se morrer sozinho , é tendo dívidas! Alguém vai bater sempre a porta

    • Fura Redes

      Fevereiro 1, 2024 at 7:29 pm

      exato. não ganhas nada com quem te deve estar morto.

  2. JotaPê

    Fevereiro 1, 2024 at 9:09 pm

    Corrupção no Benfica. A (longa) história de um mega processo agora declarado “urgente”

    Corrupção no Benfica. A (longa) história de um mega processo agora declarado urgente.

    O Ministério Público definiu como “urgente” o mega processo de corrupção no qual vários administradores e a própria SAD do Benfica são arguidos. Na base desta decisão estão os factos apurados no decurso da investigação e o risco de prescrição. Mas o que está por trás deste processo que volta a deixar em sobressalto o universo benfiquista?

    A SAD do Benfica tem estado consecutivamente sob fogo intenso das autoridades. Polícia Judiciária (PJ) e Ministério Público (MP) já associaram as ‘águias’ a um sem número de processos judiciais. “Mala Ciao”, “Vouchers”, “Saco Azul”, “Operação Lex” e “E-Toupeira” vão pairando sobre o emblema lisboeta, colocando um manto de incerteza e dúvida sobre a legitimidade desportiva e administrativa do Benfica. Este mega processo, constituído em 2018, foi noticiado pelo Jornal de Notícias como uma investigação à alegada prática de crimes de corrupção desportiva, tráfico de influências e oferta e recebimento indevido de vantagem.

    Edgar Costa admitiu a tentativa de suborno do Benfica

    Em junho de 2019, Edgar Costa, atleta da equipa do Marítimo, denunciou à procuradora Andrea Marques uma tentativa de suborno de Miguel Pinho. O empresário terá proposto a alguns jogadores “verde-rubros” que jogassem mal de forma a perderem contra os encarnados, num jogo relativo à época 2015/2016, tendo a SAD do clube da Luz e os membros do Conselho de Administração sido constituídos arguidos. Este não foi, no entanto, o único caso de aliciamento e práticas duvidosas.

    Um aliciante convite para “jogarem mal de propósito” em troca de milhares de euros

    De acordo com o Jornal Expresso, dois jogadores do Marítimo garantiram ter sido abordados por empresários afetos ao Benfica, que lhes terão prometido dinheiro “para jogarem mal de propósito”. O caso relatado à procuradora remonta a maio de 2016, dois dias antes de uma partida frente ao Benfica, na penúltima jornada da época 2015/16.

    A formação encarnada venceu por 2-0, na Madeira, tendo conquistado o campeonato com dois pontos de vantagem para o Sporting de Jorge Jesus. Edgar Costa admitiu ser um desses atletas (ao contrário do outro atleta, cuja identidade nunca foi conhecida). A conversação “em nome do Benfica”, aconteceu com o objetivo de ser feita uma oferta “no valor de 30 mil euros” se o jogador se demonstrasse disposto “a jogar mal e não rematar à baliza”. Posteriormente, um novo contrato, acompanhado por um bom ordenado e com um clube cujo nome não foi abordado, seria apresentado. O semanário Expresso afirma ter contactado Miguel Pinho, que considerou as acusações “descabidas e sem fundamento”.

    Rio Ave, outras ‘vítimas’ dos subornos encarnados

    Em 2019, Lionn, ex-jogador do Rio Ave, em declarações feitas no Tribunal de Esposende, acusou o empresário César Boaventura de, nas vésperas do jogo entre o Rio Ave e o Benfica, da época 2015/16, o ter tentado subornar.

    Lionn e Marcelo, dois dos alvos de César Boaventura

    Confrontado com as acusações do lateral, o empresário negou qualquer tipo de aliciamento, deixando até a garantia de que irá avançar em tribunal contra este. “Vou mover um processo contra esse jogador, porque isto é totalmente falso. Ele vai ter de provar em tribunal o que disse”.

    Posteriormente foi Cássio a acusar o empresário de Viana do Castelo de tentativa de suborno. O guardião do emblema vilacondense deu conta do sucedido aos responsáveis do clube, que optaram por manter o caso em segredo. O guarda-redes, que foi titular neste jogo, disse sempre estar disposto a colaborar com a Polícia Judiciária e testemunhar contra o César Boaventura.

    O ex-guarda redes do Rio Ave, Cássio confirmou à PJ a abordagem de César Boaventura, empresário afeto ao Benfica

    À altura dos factos vários elementos do plantel do Rio Ave tinham os telefones sob escuta, na sequência de uma suspeita de de viciação de resultados, relacionada com apostas. Uma das conversas que chamou a atenção dos investigadores foi precisamente de Cássio com César Boaventura e que viria a ser revelada.

    A suspeita conversa

    – “Cássio, estás sozinho? Precisava de te dar uma palavrinha, mas pessoalmente, porque os telemóveis nascem com ouvidos.
    – Se isto é de Lisboa, nem vale a pena conversar. Não quero saber.
    – Sim, por acaso uma parte até é, a outra não.”

    Cássio contou o sucedido a um amigo, mensagens que acabaram também por ser partilhadas:

    – “Lembra aquilo que você me perguntou? Teve aqui um gajo que me tentou fazer o mesmo outra vez.
    – É o mesmo da outra vez? Lá de Paços de Ferreira?
    – Não, este é outro.”

    Nélson Monte, atual atleta do Desportivo de Chaves, confessou também às autoridades que o empresáro foi visto nas instalações do clube de Vila do Conde em finais de março de 2016. O central disse que o empresário terá tentado aliciar Marcelo para o encontro referente à temporada 2015/2016.

    Uma influência crescente fora das quatro linhas

    A par destas acusações e dos célebres “padres para missas…” – linguagem cifrada, que, na interpretação da Polícia Judiciária, significava “árbitros favoráveis para jogos do Benfica”, referente ao caso dos Vouchers – passou a investigar-se o poder de influência da formação lisboeta também na dependência económica sobre pequenos clubes, como o Desportivo das Aves, o Santa Clara ou o Setúbal, processo que ficou conhecido ‘Mala Ciao’. Luís Filipe Vieira é suspeito de ter ajudado esses clubes, com empréstimos e transferências de jogadores a custo zero, para que facilitassem em campo nos jogos frente ao Benfica.

    Sob investigação estão as transferências de Patrick, César Martins ou de Martin Chrien em condições muito favoráveis ao clube açoriano. Uma vasta teia de práticas duvidosas, ocorridas nos bastidores, com vista a subverter a verdade desportiva, numa tentativa de quebrar a hegemonia do FC Porto.

    Entre a perda de pontos e uma pesada multa

    César Boaventura e Miguel Pinho incorrem num crime de corrupção ativa, que pode ter repercussões tanto na justiça desportiva, como na civil. Caso se prove o envolvimento do clube, o regulamento disciplinar da Liga, à época, prevê no seu artigo 63º que a corrupção na forma tentada seja punida com a “subtração de três pontos na prova em curso na época desportiva correspondente à data em que a decisão condenatória se tornar definitiva”.

    À perda de pontos, acresce uma multa que varia entre os 12.750 e os 51.000 euros. Já no âmbito cível, a pena para corrupção ativa chega a um máximo de três anos de prisão, com possível multa.

    O mundo sério encarnado.

    • MP

      Fevereiro 1, 2024 at 9:56 pm

      É difícil acreditar na credibilidade de acusações que vêm do ministério público. O mesmo que apenas prendeu Madureira quando surgiu oposição para o “Papa”. Quando o presidente do Sporting diz que tem amigos juizes que vão defender o Sporting na justiça. Quando o FCP divulgou emails truncados. Quando os jogadores que acusam Boaventura se contradizem a eles mesmos. Quando se insiste no caso ridículo dos vouchers.

      Misturar tudo isto num texto longo, se o objectivo era acumular credibilidade, foi um FAIL total.

      • Anónimo

        Fevereiro 1, 2024 at 10:52 pm

        Fail o quê? A realidade nunca falha.

      • JotaPê

        Fevereiro 1, 2024 at 10:54 pm

        “É difícil acreditar na credibilidade de acusações que vêm do ministério público.”

        Obviamente. É difícil acreditar na credibilidade da justiça quando nos toca a nós, sobretudo. E não tarda vem mais, para nos orgulharmos. Espera pela pancada.

    • Jotapê

      Fevereiro 1, 2024 at 10:45 pm

      Jotapê, chupador de pilas, és tu?

    • Red1904

      Fevereiro 2, 2024 at 8:49 am

      A cartilha no seu melhor, uma “nótícia” com barbas que sabemos como acaba – mão cheia de nada.

      Vai pastar, bezerro.

    • Anónimo

      Fevereiro 2, 2024 at 10:58 am

      FAKE NEWS

  3. tui

    Fevereiro 1, 2024 at 10:42 pm

    O SLB não compra em PT, porque qualquer jogador a vender ao SLB, inflacciona, e precisa de aprovação do bufoso.

  4. Anónimo

    Fevereiro 2, 2024 at 2:38 am

    Nuno Espirito Santo, treinador do Rio Ave, foculporto e…Nottingham Forest. João Pedro Sousa, treinador (adjunto de Marco Silva, treinador do Estoril, Sporting, Olympiakos) do Estoril, Olympiakos e…Famalicão. Luis Freire, treinador do Estoril e…Rio Ave. Carlos Carvalhal treinador do Rio Ave e…Olympiakos. Presidente do Rio Ave: Alexandrina Cruz. Presidente Famalicão SAD: marido da Alexandrina do Rio Ave. Dono do Rio Ave, do Olympiacos e do Nothingham Forest: Evangelos Marinaki. Dona do Famalicão: Quantum Pacific Group do israelita, Idan Ofer, intimo de Jorge Mendes e grande protagonista das listas “Panamá Papers”, e “Paradise Papers”.

    Ivan Jaime, com 22 anos (no Benfica já seria avô), vence o prémio melhor jovem da liga à frente dos campeões nacionais António Silva e João Neves. Foculporto “compra” Ivan Jaime por 10M€ ao Famalicão. Foculporto prega o calote ao Famalicão. Famalicão vende Otávio Atíde ao foculporto por 12M € por 80% do passe. Carvalhal chama para o Olympiakos o entulho (David Carmo e Fran Navarro) do foculporto. Nottingham Forest contrata Rodrigo Ribeiro por empréstimo ao Sporting b. Se a esta salganhada juntarmos o entreposto foculporto/Portimonense/Estoril/Paços de Ferreira percebemos como os esquemas da droga e da bilhética do injinheiro macaco (ofensas corporais, violações, facadas, aviões desviados, polícias agredidos…são outra história) são lana-caprina no meio da lavandaria da fruta!

  5. Fevereiro 2, 2024 at 9:13 am

    Há uns anos atrás eram os empréstimos e duraram e duraram até que o Benfica começou a fazer o mesmo. Logo se tornou um problema para a Liga. Agora temos esta. Mais do mesmo. Mas é o que dizes, é preciso não dormir na parada.

  6. Macedo

    Fevereiro 2, 2024 at 9:21 am

    A cartilha continua a funcionar, continuam a dizer que o Porto está falido.

    Patéticos.

  7. Moreira

    Fevereiro 2, 2024 at 10:34 am

    O Porto pagou 12 milhões pelo Otávio.

    O Porto pede a um banco qualquer esse montante e depois vai pagando em prestações ao banco, os juros são dedutíveis e diminui o resultado antes de imposto, ou seja, paga menos IRC.

    • Sérgio

      Fevereiro 2, 2024 at 11:11 am

      Pois, mas como endividamento brutal que têm não podem fazer isso, existe o limite em 1 000 000 € em dedução de gastos de financiamento.
      Com mais de 170 milhões de euros em divida tinham de ter uma taxa de juro inferior a 0,5 € o que hoje em dia é impossível…

      • JotaPê

        Fevereiro 2, 2024 at 11:57 am

        O porto deve existir num universo pararelo. Tanta vigarice e ninguém lhes pega. Já no Benfica, quando as filhas dos gestores fogem ao fisco através das contas do clube, está tudo bem…

        Sao formas de ver as coisas…

        • Fura Redes

          Fevereiro 2, 2024 at 12:03 pm

          a diferença é que esse gestor já não lá está. já no FC Porto andam lá todos

          • JotaPê

            Fevereiro 2, 2024 at 12:48 pm

            Ah, então já ficámos com o cadastro limpo. Agora resolve-se assim: levou a cabo um crime mas, como já saiu, está ilibado.

            Bem visto. Precisamos de gente que ajude a fazer leis assim.

      • Elias

        Fevereiro 2, 2024 at 12:14 pm

        Idiota, o endividamento do Porto é normal e está a ser pago dentro dos prazos.

        • Sérgio

          Fevereiro 2, 2024 at 12:34 pm

          Eu diria normalíssimo, afinal capitais próprios negativos agora já não significa falência técnica…

          Perdeste uma boa oportunidade de estar calado.

          • Elias

            Fevereiro 2, 2024 at 12:47 pm

            Imbecil, e o que significa falência técnica para o Porto? Significa cartilha a ser seguida pelos cartilheiros galináceos.

            Significa o Porto comprar e vender jogadores, significa o Porto competir cá dentro e lá fora, significa pressão sobre os que não têm capitais próprios negativos pois estão todos borrados porque começam a acreditar na cartilha mesmo sabendo que não há nada, por isso, ficam cada vez mais malucos.

            Entretanto, o Pinto da Costa já disse que as contas iriam melhorar significativamente em relação a 31/12/2023 e já estamos em Fevereiro e está quase a sair novo relatório e contas e aí continuarão a ficar cada vez mais borrados.

          • Anónimo

            Fevereiro 2, 2024 at 12:49 pm

            O FCP nao ia fechar portas nos últimos 40 anos?

          • Anónimo

            Fevereiro 2, 2024 at 5:56 pm

            No dia em que baterem de frente com a realidade, vai acontecer o que aconteceu quando a macacada foi enjaulada: “mas como é possível isto acontecer no meu clube? Como?”

        • Anónimo

          Fevereiro 2, 2024 at 1:00 pm

          FAKE NEWS

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Benfica