Conecte-se conosco

Benfica

SuperBenfica

A Supertaça Cândido de Oliveira 2023 é do Benfica e vai a caminho do Museu Cosme Damião! Que alegria meus caros amigos! Ai meu Benfica, que satisfação ter estado em Aveiro! Que alegria voltar a ver a família benfiquista! Uma festa só pelo Benfica! Sempre, apenas e só, por esta alegria vermelha e branca que se chama SLB!

A festa de Verão do campeão nacional foi patrocinada por um golo de Di María e outro de Musa, e um grande jogo do MVP: João Neves. 2 golos sem reposta que deixaram Pepe e Sérgio Conceição de cabeça perdida, tendo os dois recebido ordem de expulsão.

E Roger mudou

Era o que se pedia depois do atropelo tático do jogo do Estádio da Luz mas tinha medo que a insistência do treinador do Benfica jogasse contra ele. O Benfica não podia jogar com 2 médios e ficar de novo em inferioridade na zona central e que tanto decide. Estou a ler muitos comentários que a estratégia da 1ª parte correu mal mas eu não concordo, pelo menos toda a estratégia. A parte dos 3 médios foi um sucesso e é para repetir. Aursnes nunca será um 10 por muito que lhe peçam para ser e rapidamente passou para as zonas centrais. A questão foi manter João Mário e não prever que o FC Porto conseguisse encostar tanto as linhas médias das águias que ficasse uma distância enorme para os dois da frente enfrentar (Rafa e Di María), obrigando a equipa a bater as bolas todas, a perder, obviamente, os duelos aéreos e reciclando rápido a posse de bola dos azuis e brancos.

A ideia era Rafa e Di María a correr nas costas dos “velhos” Pepe e Marcano mas não foi possível e acabou por correr mal. Muito também pela entrada “raivosa” do FC Porto que também teve os seus méritos, ao remeter a equipa do SLB para a sua área em momento ofensivo (olhem, na imagem, os 11 jogadores das águias em 30 metros) e a separar os setores dos encarnados depois quando os lisboetas tiveram a bola.

Há um outro detalhe com que, tenho a certeza, Roger Schmidt jogou: ele sabe que tem melhor banco que Conceição. Ele sabe que pode mudar e conseguir alterar por completo o perfil da sua equipa. Ele sabe que na 2ª parte esta equipa do FC Porto iria cair em termos físicos pois já aprendeu que este eterno rival vai sempre entrar para morrer.

Um Benfica maquiavélico

Uma das coisas que mais gosto no treinador do Benfica é que ele não foge à maior agressividade com que o FC Porto entra nos clássicos. Ele não quer bater o rival nesse campo, ele quer que o SLB vire isso contra o seu adversário. Perfeito. Se Sérgio Conceição quer aparecer, tendo uma equipa velha, no primeiro jogo da época, a dar 200%, força. Se aguentarem não há muito a fazer, o FCP vai ganhar, mas o mais provável é a equipa adversária estoirar. E assim foi.

Mais, e claro que pode ser tudo coincidência, mas eu gosto, em teoria, da ideia de dar a bola ao FC Porto. O vice-campeão nacional é uma equipa muito mais perigosa a jogar no erro do adversário, sendo reativa, do que em ataque continuado quando tem de ser criativa.

Eu sei o que estarão a pensar: “bastava uma das bolas do Galeno ter entrado que teria tudo desmoronado”. É verdade. Mas isso é futebol. Acima de tudo, o treinador tem de mostrar que tem ideias para inovar quando é ultrapassado por um rival e que estuda essa equipa para tentar aproveitar as suas debilidades. Algo que nem sempre, ao longo da sua carreira, Roger Schmidt mostrou ser capaz. Depois é lançar os dados e ver.

E, olhem, ser pé quente também ajuda e muito.

O João sem medo

Não tenho palavras. João Neves encheu o campo de uma forma que raramente vi contra este rival, quanto mais num adolescente. Foi ele que aguentou o barco quando a coisa apertou na 1ª parte. Que disponibilidade física, que leitura de jogo, que jogador “chato” para o rival – uma carraça. E já o fez em Alvalade. 18 anos. Não tenho palavras.

Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com).

Mais notícias


23 Comentários

23 Comments

  1. Sérgio

    Agosto 10, 2023 at 1:19 pm

    Jotapetas a desvalorizar esta conquista em 3,2,1…

    • JotaPê

      Agosto 10, 2023 at 4:53 pm

      O pulha, sempre à espreita…

      • Sérgio

        Agosto 10, 2023 at 5:47 pm

        Chamar-me pulha de uma personagem portista que vem para um blog Benfiquista, fazer passar-se por Benfiquista para tentar passar mentiras e falsidades?!?!
        Hehehehe!
        Força bezerro, continua a marrar no Vermelho do SLB!

        • JotaPê

          Agosto 10, 2023 at 9:18 pm

          O pulha, policia do benfiquismo, fala muito mas nao consegue desmontar uma unica “mentira”…

          • Sérgio

            Agosto 11, 2023 at 10:23 am

            Mentiroso és tu que andas aqui a tentar enganar todos mas já te descobrimos a careca…

      • Sss

        Agosto 10, 2023 at 6:02 pm

        Mais respeito e sem ofensas! Falar de futebol e do Benfica sem descer de nível pff

        • Anónimo

          Agosto 10, 2023 at 9:03 pm

          Grande vitória, esperava que fosse mais dividido. Para fechar, o palhaço do Sérgio tinha que animar ainda mais a festa.

  2. Sss

    Agosto 10, 2023 at 1:37 pm

    Obrigado Benfica!!!!
    AMOTE!!!!

    1904 1904 la la la la la la

  3. Anónimo

    Agosto 10, 2023 at 1:50 pm

    Ganhou o único conjunto de jogadores que entraram para jogar futebol.
    Tudo o resto é canalhada da pior espécie. A começar pelo lenocida que dirige uma instituição centenária, passando pelo carniceiro que joga todo dopado (aos 40 anos corre mais que o Rafa) e a acabar no porco que têm no banco e que em qualquer campeonato big5 passava mais tempo na bancada do que em qualquer outro lugar de jogo.

    Muito orgulho de um Benfica que honrou os seus pergaminhos históricos de querer jogar futebol, dar espetáculo sem precisar de recorrer ao ódio, à arruaça, à falta de desportivismo, de honra, de cavalheirismo, de ética profissional.
    Além da vitória, que alegra todos aqueles que estão do lado certo da vida, é um bálsamo para a alma ver Di María alegre a jogar aos 35 anos pelo Maior clube em Portugal e um dos clubes míticos da Europa. É um bálsamo para a alma ver um miúdo de 18 anos a dominar o meio-campo com tanta classe, com tanta alma, com tanto Benfiquismo!
    Foi apenas um troféu para o Cosme Damião, mas a verdadeira guerra começa na segunda-feira no Bessa. Será uma caminhada espinhosa, e ontem foi apenas uma amostra do que nos espera.
    No entanto, unidos, a apoiar este grupo que tanto nos orgulha, tudo é possível!
    Força, Benfica!

    • Sss

      Agosto 10, 2023 at 1:58 pm

      Assinei

      Saudações Benfiquistas

  4. Sérgio

    Agosto 10, 2023 at 3:08 pm

    É um facto que o jogo começa com Amarelo ao Ristic (sem razão), Amarelo ao João Mário (sem razão) Perdoado amarelo a Zaidu (na segunda parte em vez do primeiro seria o segundo), Pepe expulso só na segunda agressão quando o jogo estava mesmo no final, assinalado fora de jogo a Rafa (Duvidoso) devia ter mandado seguir depois ir ao VAR. Para não falar na submissão a Sérgio Conceição … para sair do campo …
    E ainda se queixam dos árbitros?!?!

  5. Sérgio

    Agosto 10, 2023 at 3:08 pm

    O melão hoje no mercado do Bulhão está baratissímo. As pastilhas Rennie estão um bocadinho caras

  6. Sss

    Agosto 10, 2023 at 4:42 pm

    E o Sérgio? Já saiu ou ainda la está em Aveiro?

  7. Anónimo

    Agosto 11, 2023 at 12:52 am

    Ó Pinto, tazaonde?!?!?

  8. JotaPê

    Agosto 11, 2023 at 6:27 am

    “Era o que se pedia depois do atropelo tático do jogo do Estádio da Luz”

    E podias acrescentar que voltou a levar em Aveiro, na 1ª parte. E só não levou 2 ou 3 golos porque não calhou.

    “Estou a ler muitos comentários que a estratégia da 1ª parte correu mal mas eu não concordo, pelo menos toda a estratégia.”

    Portanto, achas que a estratégia foi levar um banho de bola e não levar dois ou três golos para depois na segunda parte virar o jogo. Priceless.

    • Sss

      Agosto 11, 2023 at 8:30 am

      podias também admitir que na segunda parte demos banhoca de bola e o Porto só não leva 4 ou 5 porque não calha… disso não falas!

      podias também falar da triste figura do rapaz mais velho do campeonato que é expulso , quando a sua equipa perde apenas por 1 a 0…

      falar de táctica também é falar de inteligencia táctica e não perder a cabeça quando as coisas correr menos mal…

      mas não, bom é menosprezar o Benfica e elevar os outros… outros esses que só estiveram em campo 25-30 minutos! Bravo!

      • Sss

        Agosto 11, 2023 at 8:32 am

        correção: “não perder a cabeça quando as coisas correr menos bem…”

    • Anónimo

      Agosto 11, 2023 at 10:32 am

      Delicioso, este jotapetas. Demorou dia e meio a digerir a enrabadela que levou na quarta à noite. Mas ainda está um bocado zonzo…

  9. JotaPê

    Agosto 11, 2023 at 6:28 am

    “Se aguentarem não há muito a fazer, o FCP vai ganhar”

    Óbvio. E normal.

    • Sss

      Agosto 11, 2023 at 8:57 am

      a verdade é que foram 25 30 minutos muito bons do Porto , o Benfica depois consegue equilibrar e na segunda parte foi tudo nosso porque Roger mexeu muito bem no jogo

      não querer ver e admitir isto, é simplesmente ser fanático

      portanto, por vezes , o “obvio e o normal”, não acontecem!

      • João Ratão

        Agosto 12, 2023 at 10:53 am

        Não diria que foram 25 30 minutos muito bons. Marcaram algum golo nesse período? Não. Fizeram pressão alta muito boa, isso sim, mas que os esgotou para a última hora de jogo. Resultado: tática falhada. Já o SLB, aguentou esse ascendente deles e depois fez o que quis do clube mais corrupto da história do desporto mundial.

      • Hugo Santos

        Agosto 13, 2023 at 8:59 am

        Mas que raio fez o FCP de tão excelente nos primeiros 25/30 minutos para serem assim tão enaltecidos? Sim pressionaram alto o Benfica porque esse é o estilo de jogo deles mas isso faz com que tivessem tido assim um domínio tão avassalador? Não compreendo mesmo e já vi o jogo 2 vezes e não acho mesmo que tivesse sido assim um massacre como aquele que fiZemos na segunda parte principalmente quando marcamos os 2 golos

  10. Hugo Santos

    Agosto 13, 2023 at 9:04 am

    O jogo da Luz não foi um atropelo tático, foi um erro estratégico e uma ponta de sorte que nós não tivemos. Depois se se apanharem a ganhar foi mais do mesmo ADN Porto, não houve mais jogo entre jogadores no chão, arruaças, simulações perdas de tempo e um árbitro a controlar o jogo da forma hábil como já nos habituou ao tempo…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Benfica