Surpreendentemente, e sem grande impacto devido à azáfama das festividades de Natal, saiu uma entrevista bem interessante de Fernando Gomes no jornal O Jogo com alertas interessantes. Do jornal o Jogo nem preciso de falar, pois por vezes parece mais um jornal de comédia que um diário a sério. Mas não estou muito acostumado em ler Fernando Gomes e gostar. Traumas que ficaram das transcrições do Apito Dourado e do querido “Nando das faturas.”
FC Porto risca Luís Godinho?
Mas desta vez esteve bem e como não sou pessoa de dizer mal só porque sim não tenho problema em o escrever – Fernando Gomes deixou alertas bem interessantes. Talvez seja porque o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol está em fim de mandato e não tem de agradar a tudo e a todos que se sente mais solto para uma reflexão de fundo mais objetiva e menos política.
Centralização e falta de competitividade
“O processo de centralização não vai resolver todos os problemas e do meu ponto de vista deve ser acompanhado de outras medidas estruturais. Agora, e dando o caso dos Países Baixos, o PSV ou o Feyenoord recebem 11 ou 12 milhões €. Esse valor é praticamente o que recebe hoje o SC Braga. Não é essa capacidade financeira que os fez crescer enquanto país. Vamos ver em função do que está a acontecer no mercado o que vai suceder no processo da venda dos direitos TV, mas depois como é que o produto da venda vai ser distribuído e se é para dar maior capacidade competitiva aos clubes intermédios, no sentido de acautelar uma melhor prestação do clube médio nas competições europeias, principalmente na Liga Conferência.”
“Temos de avançar na discussão sobre de que forma podemos elevar a qualidade competitiva das nossas equipas médias.”
Muito bem. Concordo em absoluto. E ainda acrescento: achar, como Pedro Proença, que os milhões de uma centralização vão aparecer por magia sem melhorar primeiro a qualidade do produto da nossa Liga é das maiores parvoíces que já li no nosso amado Tugão… O que é dizer muito.
É bastante claro que Fernando Gomes e Proença não se dão bem e o Presidente da FPF dá a bicada ao seu colega da Liga ao declarar que a Taça da Liga devia terminar. Lembro que a Taça da Liga é a menina bonita dos olhos do Presidente da Liga e antigo árbitro internacional.
Objetivo ambicioso para a Seleção Nacional
“Mínimo exigível à Seleção Nacional no Euro 2024 é atingir as meias-finais.”
Um mínimo que é ambicioso. Gosto de não ele ter fugido à pergunta e que tenha colocado a fasquia bem lá no alto. Se o mínimo é ficar no top 4, a expectativa é de estar na Final. O que é o que se tem de exigir a esta talentosa geração de jogadores portugueses mas nem sempre há coragem para dizer isto de forma tão clara.
Onde andou este senhor?
Fernando Gomes que tantas vezes critiquei por optar sempre por um silêncio ensurdecedor mostra que, se calhar, eu tinha razão e que ele devia ter sido mais interventivo na execução do seu mandato. Não deixa saudades, e muito por isso. O problema é que pode ter um sucessor ainda pior: Pedro Proença como Presidente da FPF será deitar uma década do nosso futebol ao lixo.
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.
Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw
Pires
Dezembro 26, 2023 at 11:25 am
O objectivo da centralização dos direitos televisivos é o de roubar legalmente aos grandes para dar os pequenos.
Fura Redes
Dezembro 26, 2023 at 11:49 am
roubar ao Benfica*
Pires
Dezembro 26, 2023 at 12:32 pm
Os 3 grandes têm contratos similares
RM
Dezembro 27, 2023 at 11:26 am
Não, não têm. O contrato do Benfica inclui apenas os direitos das transmissões televisivas e do canal do clube. Os dos outros dois, incluem também publicidade das camisolas e nos placards publicitários
Anónimo
Dezembro 26, 2023 at 12:29 pm
É uma pescadinha de rabo na boca, para melhorar a qualidade da nossa liga é preciso distribuir mais dinheiro, mas para distribuir mais dinheiro é preciso melhorar a qualidade para esse investimento ter consequência… Temos que começar por algum lado.
Pires
Dezembro 26, 2023 at 12:37 pm
Paras melhorar a competitividade dos outros clubes é preciso que eles invistam na formação tal como os 3 grandes têm feito.
É preciso que os outros clubes invistam em reforços de qualidade superior.
É preciso que ganhem para irem tendo mais adeptos e assim mais receitas.
É preciso que joguem melhor para ganhar mais assistência na televisão.
É preciso que façam aquilo que os 3 grandes fizeram ao longo de muitas décadas.
Sem trabalho não haverá melhoria.
JotaPê
Dezembro 26, 2023 at 2:27 pm
“Traumas que ficaram das transcrições do Apito Dourado e do querido “Nando das faturas.””
Também deves ter um trauma do joão “pode ser” ferreira e adoravas vieira… portanto, decide-te…
“Do jornal o Jogo nem preciso de falar, pois por vezes parece mais um jornal de comédia que um diário a sério.”
Já aqui o blog é uma máquina da seriedade. A apagar comentários então… e depois bate com a mão no peito e fala de democracia…
“O problema é que pode ter um sucessor ainda pior: Pedro Proença como Presidente da FPF será deitar uma década do nosso futebol ao lixo.”
Vai ser e digo-te mais: com o apoio do Benfica. Depois espero que, um tipo tão sério como tu, venha pedir contas ao ruizinho… vou ficar é sentado, para não me cansar de pé…
RM
Dezembro 27, 2023 at 3:04 am
Quê, é suposto acreditarmos na virgem ofendida? A pessoa que escreve constantemente os mesmos ‘soundbytes’, mesmo que anteriormente refutados, com o objetivo de “fazer a vida negra aos benfiquistas” (palavras tuas, num ‘blog’ sportinguista).
Voltaste a fazê-lo, com a situação da escuta do Vieira sobre o João Ferreira, e fazes o mesmo vezes sem conta sobre os e-mails e vouchers.
De uma vez por todas, uma escuta não significa uma ilegalidade! O Vieira escolheu um árbitro de entre três pré-selecionados pelo presidente do Belenenses (adversário do Benfica num jogo da Taça). Essa situação é mencionada na escuta, e era prática comum na altura. Não existem ilegalidades cometidas nesta escuta, e por isso a mesma foi ignorada!
De uma vez por todas, os ‘vouchers’ não foram ilegais. O que é ilegal é oferecer prendas como contrapartida para eventuais favorecimentos. Isso não acontecia, porque os ‘vouchers’ eram oferecidos DEPOIS do final dos jogos. Ao contrário do ‘catering’ e massagens oferecidos por Sporting e FC Porto no intervalo (e também após) dos jogos, que nunca teve o mesmo tratamento mediático. E é completamente asinino chegar à conclusão que o Benfica comprou pessoas que ganham 1500 euros por jogo arbitrado, com camisolas do Eusébio, bilhetes para jogos e tickets de refeição!
Finalmente, a única ilegalidade cometida nos e-mails foi o seu roubo. Os e-mails não continham nada de ilegal, como comprova o documento de 140 páginas da ERC e o despacho do Juíz, após o julgamento, e que acabou com o FC Porto condenado a pagar uma indemnização ao Benfica. A única coisa que aconteceu foi o Benfica ser assaltado e depois ser vítima da campanha mediática mais vergonhosa que este país já viu. Vamos a alguns ‘highlights’ dessa palhaçada:
– O Benfica criou todo um esquema de favorecimentos através de uma conversa por e-mail entre o funcionário do canal do clube e um escriturário da associação de árbitros de Braga. Seá que o comentador desportivo se estava a preparar para o debate do programa de que faz parte? Não, é esquema! Então vamos ao corta e cose para que as “provas” encaixem na narrativa;
– O Benfica acedeu a processos ilegalmente porque estavam em segredo de justica, quando já não estavam em segredo de justiça;
– O Benfica permitiu o acesso ao ministro da Economia ao camarote VIP (onde já se viu, VIPs no camarote VIP!) como contrapartida para uma decisão favorável relacionada com o IMI de uma propriedade do filho do Vieira. Portanto, o ministro da Economia iria tomar uma decisão favorável num processo em que não é visto nem achado (o IMI é tratado pelos municípios) e que é tratada de forma automática. Já agora, o Vieira disse, neste caso, que quem tinha que pagar era o estado, e pagou! 1,6 milhões de euros!
Eu já sei que ao próximo ‘post’ do Fura-Redes, estás aqui novamente a vomitar as mesmas diarreias cerebrais de sempre, porque a grandeza o Benfica não te deixa dormir à noite (isso, e o teu amante). Também sei que não tens mais nada que almejar na vida que não seja tentar ter algum tipo de atenção na internet com o teu comportamento de ‘troll’. Mas quero que saibas que toda a gente aqui sabes quem és e ao que vens, e toda a gente aqui sente pena (e algum nojo) de ti! Porque és simplemente patético!
JotaPê
Dezembro 27, 2023 at 8:39 am
“De uma vez por todas, uma escuta não significa uma ilegalidade!”
Parei aqui. No apito dourado significava. Estranho.
Não te canses. Não há como mudar a realidade.
RM
Dezembro 27, 2023 at 11:19 am
No apito dourado significava quando havia. Foram feitas, nesse processo, mais de 1400 escutas. Apenas algumas dessas tinham algo de ilegal a ser cometido.
FC Porto = Apito dourado e apito final; Sporting = Cashball; E-mails = FC Porto condenado. De facto, a realidade é com é, e não há como mudá-la! Se leste até onde disseste (mais uma treta à Jotapê!), leste a parte em que toda a gente sabe que tu és sportinguista, certo? Idiota…
JotaPê
Dezembro 27, 2023 at 11:42 am
Oh burrinho, diz lá o que é que aconteceu de ilegal no apito dourado? É que ninguém foi condenado. Ou, na tua cabecinha oca, foi?
Anónimo
Dezembro 27, 2023 at 2:57 pm
Ninguém foi condenado? Os mais mediáticos escaparam, mas muita gente foi condenada! O Boavista desceu! E só voltou porque o crime prescreveu, não porque foi inocentado! Motivo pelo qual, aliás, não recebeu a indemnização que chegou, a um ponto, a pedir!
Pressão através de favores, jornalistas e esquemas para ilibar o Deco de castigo, descansar equipa em jogo da Taça ao combinar o resultado, enviar prostitutas a árbitros e mandar árbitros a casa o PdC para conversas íntimas foram algumas das tropelias ouvidas nas escutas. Todas elas constituem os crimes de coação e tráfico de influências. Como é que escaparam? Removeram as escutas das provas, alegando que o crime não era grave o suficiente para a utilização deste tipo de ferramenta de investigação. Todos eles escaparam por uma tecnicidade, mas não foram inocentados nem coisa que se pareça! Mais uma vez digo: és um idiota, não sabes absolutamente nada do que estás a falar, e só o fazes porque és patético…
RM
Dezembro 27, 2023 at 3:00 pm
Esqueci-me de assinar o comentário de 27 Dezembro 2023 14:57
RM
Dezembro 27, 2023 at 3:08 pm
Já agora, o processo apito final foi relativo a um resultado combinado num Beira Mar vs FC Porto. O FC Porto foi condenado a uma subtração de 6 pontos e multa e o PdC foi condenado a dois anos de suspensão (que depois subiu a 3). Estas condenações foram, mais tarde, removidas porque “não transitaram em julgado”, mas a SAD do FCP enviou um comunicado oficial, por parte da administração, a aceitar o castigo e a informar que não iria recorrer. O FC Porto assumiu, em comunicado oficial, ser corrupto! Também imaginei isso?
JotaPê
Dezembro 26, 2023 at 2:28 pm
Então fura?
A apagar comentários no posto anterior? Diziam verdades demais, não era?
Não vais escrever um post a condenar, veementemente, adeptos à facada nas bancadas do Estádio da Luz? Ou só criticas quando é nas imediações do dragoun?
Sérgio
Dezembro 26, 2023 at 3:18 pm
Há aqui certos comentadores ou pa(i)neleiros que confundem democracia com a mentira e insulto. Devem ser aqueles que se for exigida identificação para serem responsabilizados pelo que escrevem fogem cobardamente no seu conforto do anonimato…
JotaPê
Dezembro 26, 2023 at 9:05 pm
Há é muito fascista gay que confunde mentira e insulto com carácter e verdades nuas e cruas.
Insulto é ter gente desta dentro do Clube.
JotaPê
Dezembro 27, 2023 at 11:06 am
“Ações da Benfica SAD podem mudar de mãos: ‘rei dos frangos’ tem a palavra
Maior acionista individual admite venda da participação de 16 por cento”
Os amigos do aldrabão… o clube nas mãos de gente boa… mas mau é lá em cima…
RM
Dezembro 27, 2023 at 11:22 am
Um acionista vai vender as suas ações! Nunca visto no mundo inteiro…
Anónimo
Dezembro 27, 2023 at 11:41 am
És jovem, ainda sabes pouco da vida…
RM
Dezembro 27, 2023 at 3:13 pm
Um acionista expressa o desejo (sim, porque nem sequer o fez) de vender ações, e pergunto “qual é o crime neste ato”? A resposta é “não sei, mas parece-me marosca”, mas eu é que sou jovem…