Conecte-se conosco

Futebol Nacional

FPF farta do Conselho de Arbitragem

Surpreendentemente a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou esta terça-feira, em comunicado, a intenção de constituir um grupo de trabalho para se avançar para um modelo de organização da arbitragem que contemple uma entidade externa, tal como acontece em outros países.

Antes de mais nada escrever que estou completamente de acordo! Sem dúvida que esta medida seria um passo muito interessante. Mas também é bom ver que a FPF reconhece que este modelo de gestão da arbitragem é mau para todos. Sobretudo para os árbitros.

O aviso está dado aos árbitros portugueses (LINK)

Assim, a esperança é que, além de muitas outras coisas, mude tudo na parte da formação. Pois o grande problema da arbitragem estar na FPF é que nas distritais quem manda nas carreiras dos árbitros são as federações regionais. Todos sabemos que isso acaba em favores e corrupção para agradar a quem permite melhorar a carreira. E depois quando chegam as níveis profissional já fizeram tantos favores que já não podem largar a mão aos interesses que os levaram para cima. Uma mão lava a outra…

Eis o comunicado na íntegra:

“Organização da função de arbitragem nas competições desportivas profissionais

1.  A Direção da FPF entende que o Conselho de Arbitragem e a arbitragem gozam da liberdade e da independência necessárias para o normal funcionamento, nomeadamente no que concerne às competições profissionais. Também é sua convicção que o trabalho conjunto dos membros do CA e das equipas de arbitragem tem permitido melhorar o setor.

2.  Tal como tem demonstrado ao longo dos seus três mandatos, a Direção da FPF está sempre disponível para novas soluções e ideias.

3.  A FPF propõe que se avance em Portugal para um modelo de organização da arbitragem nas competições profissionais que contemple uma entidade externa, a exemplo do que já sucede em outros países, o que permitirá utilizar ferramentas e mecanismos legais que garantam a constituição e desenvolvimento do quadro de árbitros mais adequado.

4.  Face ao atual enquadramento legal, a FPF entende que será necessário estudar a alteração das principais normas que regulam a gestão da função de arbitragem.

5. A FPF informou desta intenção os sócios da Federação Portuguesa de Futebol e a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e convidará de imediato a Liga Portugal e a APAF para integrar um grupo de trabalho que será liderado pelo presidente do Conselho de Arbitragem e que contará com o suporte da Direção Jurídica da FPF”.

Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw

Mais notícias


    O feed não possui itens.
3 Comentários

3 Comments

  1. Anódino

    Junho 6, 2023 at 5:22 pm

    Sonsos…visa apenas branquear a corrupção, ilibando a fpf da influência que exerce.Não há UMA entidade oficial do frutabol que mereça confiança.

  2. JotaPê

    Junho 6, 2023 at 6:24 pm

    Por esta ordem de ideias o porto tb sai favorecido.

    Nao foi aqui ha uns anos que corromperam nao sei quantos arbitros europeus para poderem ganhar a champions?

    O porto manda no mundo, nao ha volta a dsr a isto. Aliás ate acho que os homens estão a gerir a guerra na ucrania, tal é o tamanho do polvo…

    Com menos importância, quando se vai pedir contas ao sonso dos fatinhos armani por ter andado anos a fio a ser conivente com a corrupção dentro do Benfica? Ou já estamos bêbados com uma taça?

    • Sérgio

      Junho 7, 2023 at 8:07 am

      Também andas armado em sonso, jotapetas?
      Um dragarto anti-benfiquista não engana…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Futebol Nacional