Conecte-se conosco

Benfica

A injusta divisão do Market Pool pela UEFA

A União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) distribuiu 300 milhões de euros na última Liga dos Campeões com o princípio do Market Pool, que podemos definir, de forma simplista, como as audiências e o peso económico dessas audiências. Há também algum peso do histórico das participações anteriores, por isso a Itália aparece tão atrás dos outros big 5.

A divisão por país é a que podem ver na tabela.

Uma divisão do Market Pool totalmente injusta e em que Portugal é tratado, pela UEFA, como um rodapé. Chocante quando temos quase sempre um clube nos quartos de final e somos um país com fortes comunidades no estrangeiro.

Saiba mais: A UEFA simplesmente não deixa

Para os clubes portugueses, pelo menos neste capítulo, uma SuperLiga que dividisse de forma mais equalitária não seria uma ideia assim tão má. Isto claro se a proposta da SuperLiga for mesmo pagar uma parte muito substancial logo à cabeça.

Para que servem os nossos dirigentes?

De qualquer forma acho que os nossos dirigentes em vez de estarem preocupados em fazer amizades na UEFA, para terem longas carreiras pessoais, deviam estar preocupados com este assunto. Sem dúvida que a injusta divisão do Market Pool da Liga dos Campeões, pela UEFA, afunda o futebol português!

Mas não é só Portugal: o que faz a Áustria ter um Market Pool duas vezes maior que a Holanda? sendo que o poder de compra nos dois países é semelhante e a população da Holanda é o dobro da Áustria? Incompreensível!

P.s - Encontrei os dados num site que não é oficial mas parece bater certo. Comecei a investigar este tema quando me deparei com a informação que o PSG, na temporada passada, apesar de ter ficado nos oitavos de final, foi um dos clubes top 5 em receitas do ano inteiro na principal competição da UEFA.

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do Benfica desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.

Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw

Mais notícias


6 Comentários

6 Comments

  1. Pinto

    Fevereiro 9, 2024 at 6:37 pm

    Portugal tem pouca população comparado com os big five.

    Portugal tem uma economia inferior às outras.

    Portugal não irá melhorar enquanto os eleitores continuarem a votar no PS.

    • Anónimo

      Fevereiro 11, 2024 at 3:31 pm

      A minha vida melhorou imenso com os governos do António Costa. E não estou ligado ao PS. Não trabalho para o Estado. Sou empresário com um pequeno negócio e se não fosse a guerra na Ucrânia ainda estaríamos melhor!

  2. Anónimo

    Fevereiro 9, 2024 at 7:22 pm

    Áustria e Escócia a receberem isso tudo é gozar com a cara de toda a gente.

  3. JotaPê

    Fevereiro 10, 2024 at 12:04 am

    Portugal é tratado como um rodapé porque é de facto um rodapé. Muitas vezes basta ver a inteligência da maior parte dos adeptos: azeiteiros, bêbados, mitras da ribeira, etc.

  4. João Ratão

    Fevereiro 11, 2024 at 3:35 pm

    A UEFA também faz isso porque sabe que em Portugal o futebol está minado pela corrupção, liderada pelo FCP, logo seguido do SCP. O FCP, já condenado por corrupção, caso dos emails, escutas no youtube, tudo factos. O SCP, caso cashball e o escândalo das VMOCS. Quanto ao grande SLB, ainda está para provar se existe corrupção. Desportiva não há, de certeza. Ainda neste último jogo vimos como não se marca um penalty que se vê de Marte!

  5. Pingback: António Silva em risco amarelo - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Benfica