A Premier League acusou o Nottingham Forest e o Everton de violação do fair-play financeiro e adensa o que muitos já consideram ser a injustiça deste conjunto de regras. A Liga Inglesa está a ser acusada de ser forte com os fracos e fraca com os fortes.
Os clubes em causa podem enfrentar agora deduções de pontos decretadas pela Premier League por violarem as regras de lucro e sustentabilidade. Assim, seria o segundo castigo nesta temporada para o Everton, que viu serem-lhe retirados 10 pontos em Novembro de 2023.
Liga Inglesa com 2 pesos e 2 medidas
Faca de dois gumes
O Fair Play financeiro (FPF) está assim a caminho de ser um mecanismo de maior distanciamento entre clubes grandes e clubes pequenos. Quando deveria, digo eu, ser o oposto.
Claro que se não tens tantos rendimentos, tantas fontes de receitas, é normal que se investires para acompanhar os gastos dos gigantes e conseguires ser competitivo vás ter rapidamente problemas com o o FPF. Ou seja, se não gastas, vais para a 2ª divisão pois não tens qualidade, se gastas apanhas com o FPF e vais para a 2ª divisão. Assim, a sentença é sempre igual, é escolher entre a fogueira ou a panela.
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do Benfica desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede.
Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw
poison
Janeiro 16, 2024 at 1:19 pm
Algo como se usa na F1 não seria má ideia. Dependendo da classificação final do campeonato, cada equipa tem direito a “mais ou menos tempo em testes no túnel de vento”.
Fura Redes
Janeiro 16, 2024 at 2:37 pm
as melhores têm menos tempo?
poison
Janeiro 17, 2024 at 1:58 pm
Sim.Já nos USA as equipas pior classificadas têm prioridade na contratação de jogadores. Chama-lhe de Draft.
Sérgio
Janeiro 16, 2024 at 2:53 pm
Bem, antes que este espaço seja conspurcado pelo emplastro residente.
O Man. City tem tantas acusações de quebrar o Fair Play financeiro (FPF) – 115 em 9 anos! que a Premier League quase 5 4 anos a deduzir as acusações, ainda vai demorar a decidir porque colocam recursos e dada a quantidade de acusações o processo demora meses. Também a ser levado em conta as regras de lucro e sustentabilidade (PSR em Inglês).
O Chelsea deve levar uma talhada por causa do tempo do Abramovich.
Deve chegar, mais tarde ou mais cedo, não é como aqui que um clube condenado até nas instâncias judiciais do País passa pelos pingos de chuva a sanções desportivas…
Almeida
Janeiro 16, 2024 at 6:01 pm
O fair play financeiro em Inglaterra é uma farsa.
Quando o City e o Chelsea forem apanhados, restam os tradicionais Liverpool, Manchester United, Arsenal, Tottenham, etc.
Em Portugal também.
O Sporting Sad já nem deveria existir.
Agora temos de esperar pelas contas de 31/12 que devem sair em Fevereiro.