“Hoje confunde-se o ser treinador com o querer controlar tudo. O que os treinadores deveriam controlar são as suas emoções e não tanto os rapazes na hora de eles jogarem. O futebol é dos que estão a competir e não dos que estão fora a dar ordens.”
Pablo Aimar
Neste momento, o génio argentino é a pessoa que mais gosto de ouvir falar de futebol!
E já são tantos exemplos:
Pablo Aimar dando cátedra, capítulo mil. La referencia a los entrenamientos de los jóvenes y el jugar por jugar que se está perdiendo. "Imaginate que en la escondida te decían 'te podés esconder solo acá'". Simple. Maravilloso.
«Não gosto de ouvir dizer que não há jogadores criativos, sobretudo depois de fazerem 800 treinos automatizados. É muito provável que não haja se tudo for automatizado», diz o ex-internacional argentino, agora treinador.
«Se há algum com 15 anos que finta os adversários, dizemos-lhe para não o fazer porque perdeu a bola duas ou três vezes. Sim, vão perder a bola duas ou três vezes, ou cinco ou dez…», apontou o antigo jogador do Benfica, acrescentando: «Entendo a questão do jogo posicional, atacar os espaços, mas acho que nós treinadores temos de prestar atenção a essa suposta ou real falta de criatividade.
Mas com estas defesas em bloco, só um criativo consegue passar. Um criativo é alguém que finta, que inventa algo diferente quando todos os outros fazem o mesmo.
Acima de tudo, futebol não é xadrez. A torre não anda sempre da mesma maneira, o cavalo… no xadrez sim, mas no futebol não», frisou, dizendo que, sobretudo nos escalões de formação, «é preciso permitir aos jogadores errar».
Um astro que nunca esquece o Benfica
Certamente creio que a minha melhor versão talvez tenha sido em Lisboa. Era uma equipa muito boa, e joguei bem a número 10, atrás de Javier Saviola e Óscar Cardozo. Com Ángel Di María de um lado e Ramires a número 8. Jogava Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, que no passe interior era espetacular, e Fábio Coentrão que foi para o Real Madrid e voltou para o Sporting. Javi García como trinco, que esteve no Manchester City. Creio que quando joguei melhor, pois estava bem fisicamente, e já via muitas mais coisas, foi aí…”, explicou à ESPN Argentina.
Inegavelmente, tenho pena que a aventura na Seleção argentina esteja a correr tão bem… Gostava muito de o voltar a ver no Seixal, como treinador ou responsável diretivo!
Destes é que devia haver muitos na estrutura, nao é a corja de vigaristas que por lá passeiam… É sanear os fernandos searas, os pedros guerras, os soares oliveiras e oa ruis manueis e meter la este, o Preudhomme e outros gigantes.
Infelizmente, o actual Benfica nao comporta gente desta.
RN
Fevereiro 17, 2023 at 10:23 am
Tenho amigos e colegas sportinguistas que nessa época preferiam ver os jogos do Benfica só para ver Pablo Aimar jogar.
Quim
Fevereiro 17, 2023 at 12:13 pm
Falassem mais pessoas como ele e provavelmente tínhamos um futebol muito mais bonito e entusiasmante de se ver.
JotaPê
Fevereiro 17, 2023 at 1:19 pm
O Mago. Um senhor. Do melhor que vi jogar.
Destes é que devia haver muitos na estrutura, nao é a corja de vigaristas que por lá passeiam… É sanear os fernandos searas, os pedros guerras, os soares oliveiras e oa ruis manueis e meter la este, o Preudhomme e outros gigantes.
Infelizmente, o actual Benfica nao comporta gente desta.