Nenhuma das equipas que chegaram às meias finais da UEFA lidera a sua Liga. Um dado impressionante e raríssimo. E apenas Manchester City, na Premier League, ainda tem hipóteses de chegar ao título ingês.
Sem dúvida que é um ano atípico e onde foi muito difícil manter regularidade durante vários meses seguidos. Acima de tudo, acho que a causa será o Mundial do Qatar e gerir quem andava com a cabeça nisso, antes da prova, e quem rebentou fisicamente depois.
Assim, e apesar de não desculpar nada, e não ser a principal causa, a verdade é que todas as equipas que jogaram em várias frentes tiveram uma quebra de forma em algum momento da época. Afinal é algo que está a acontecer com o Sport Lisboa e Benfica mas na pior altura possível.
Avaliação negativa
O impacto do Mundial na temporada 2022/23 foi avaliado de forma negativa num relatório do Sindicato Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro), lançado em Março, um estudo com detalhes sobre o impacto do aumento da carga de trabalho dos jogadores que disputaram o Campeonato do Mundo 2022, no Catar.
Nesse sentido, o relatório da FIFPro combinou entrevistas a 64 jogadores que disputaram o torneio no Catar. O objetivo foi avaliar “a reação às exigências mentais e físicas sem precedentes da temporada atual”.
54% dos entrevistados relataram lesões ou sentiam que se lesionariam nesta temporada;
44% experimentaram “extrema ou crescente fadiga física”;
20% se sentiam “extremamente fatigados mentalmente e emocionalmente”;
86% dos jogadores queriam pelo menos 14 dias de preparação;
61% dos atletas gostariam de ter tido 14 dias de descanso depois.
Sobretudo muitos jogadores relataram que não tiveram tempo suficiente para se preparar taticamente com a respetiva seleção para o Mundial. Depois disso, foram obrigados a voltar rapidamente para a rotina dos seus clubes. Por exemplo, um atleta chegou a dizer que o regresso imediato foi “praticamente suicídio”.
JotaPê
Abril 21, 2023 at 9:32 pm
Mas o impacto do mundial foi para todos ou só para o Benfica?
Já estamos a preparar um maio sem títulos?
Anónimo
Abril 21, 2023 at 9:48 pm
Para os árbitros portugueses não foi nenhum, pois nem sequer estiveram lá. E como se tem visto, estão em grande forma.
Zé
Abril 21, 2023 at 10:05 pm
Conta-me lá, vais a todos os blogues e sites Benfiquistas, ou é só este mesmo?