Começa hoje a Liga dos Campeões 2023/24, a última edição com o famoso e velho formato da prova. E será um modelo radicalmente novo!
A principal mudança que se vai registar já para a próxima temporada será o alargamento da Champions League de 32 para 36 participantes na “fase de grupos” e o aumento do número de jogos da competição (189, em vez dos atuais 125).
Outra mudança estrutural é a o formato da competição, que passará a ser em estilo Liga (grupo único) em vez dos tradicionais Grupos de 4 clubes.
Em formato de campeonato a qualificação para a fase eliminatória será desta forma (ver imagem seguinte) que agora terá uma espécie de 16 avos de final:
Em terceiro lugar na lista de alterações está uma importante pois cada equipa fará 8 jogos na primeira fase (+2 que no formato atual). 4 em casa, 4 fora mas contra adversários diferentes. Ou seja, só joga uma vez contra cada clube e não 2 vezes, como agora, em casa e fora.
Para o sorteio dos jogos as 36 equipas serão divididas em 4 potes de 9 (de acordo com o ranking UEFA) e por sorteio jogarão com 2 equipas de cada pote, incluindo o seu. Deixa de haver a proteção para os campeões nacionais e estes já não estarão obrigatoriamente no pote 1. Só o vencedor da anterior edição estará garantidamente no pote 1.
Apesar da UEFA dizer que tentará que não aconteça, acaba a proibição de um clube do mesmo país jogar contra outro clube da mesma nação.
Mais jogos, mais dinheiro
A nova Champions irá continuar a iniciar-se em Setembro e irá estender-se até ao final de Janeiro.
Este novo formato irá permitir maiores receitas para a UEFA e consequentemente maiores prémios de participação aos clubes que integrem esta competição.
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com).
É um primeiro passo para secar a Super liga, e na próxima década vamos ter um minicampeonato com os nomes mais atrativos financeiramente ao nível europeu. Para a Fifa avançar em paralelo com a tal campeonato mundial onde possam alinhar os árabes e os chineses.
JotaPê
Setembro 19, 2023 at 11:47 am
Mais jogos + dinheiro para distribuir pela horda.
Todo lá dentro do jotapetas
Setembro 19, 2023 at 12:07 pm
Alerta – comentário avençado disfarçado.
Cabrito e Pato no Forno
Setembro 19, 2023 at 1:40 pm
O objectivo é avacalhar a competição, pois a modalidade já está toda avacalhada (o que se joga actualmente, simplesmente, não é futebol).
Os clubes/sads que se preparem porque sobreviver será cada vez mais difícil.
Não aconselho ninguém a ver os jogos na televisão e muito menos a ir aos estádios.
Zé
Setembro 19, 2023 at 2:46 pm
É um primeiro passo para secar a Super liga, e na próxima década vamos ter um minicampeonato com os nomes mais atrativos financeiramente ao nível europeu. Para a Fifa avançar em paralelo com a tal campeonato mundial onde possam alinhar os árabes e os chineses.
JotaPê
Setembro 19, 2023 at 3:06 pm
E os benfiquistas acreditam piamente que o Benfica vai participar, fruto especialmente da fama do King…
Todo lá dentro do jotapetas
Setembro 19, 2023 at 4:40 pm
Alerta – comentário avençado disfarçado.
João Mário
Setembro 19, 2023 at 5:02 pm
Não dizes que és Benfiquista? Então…
Fura Redes
Setembro 20, 2023 at 8:28 am
concordo com tudo, Zé. Preocupante.
Pingback: Liga Inglesa com 2 pesos e 2 medidas - O Fura-redes
Pingback: Quanto vai render a nova Liga dos Campeões? - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!
Pingback: O calendário 2024/25 será um autêntico inferno - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!
Pingback: O Rei da Europa - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!
Pingback: Benfica no pote 2 da Liga dos Campeões - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!
Pingback: O Benfica europeu está em risco - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!
Pingback: Liga dos Campeões: rivais do Benfica - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!