Nunca mais chega 6ª feira e o último sorteio da Liga dos Campeeões 2022/23… Não se enganem: é uma parte decisiva para qualquer equipa com aspirações a vencer a maior prova de clubes do Mundo. A verdade é que os dois únicos títulos europeus que Portugal tem neste século, FC Porto e Seleção, foram com caminhos para a final muito mais fáceis do que normalmente:
FCP vs Lyon, Deportivo da Coruna e Monaco
Portugal vs Polónia e País de Gales
Para os benfiquistas do: “quem vier, morre”… Pensem bem, pois é preciso alguma sorte no sorteio, SIM.
E isto não é dizer que essas equipas que falei em cima não tinham qualidade nos plantéis. A questão é que a partir daqui não tem só a ver com o plantel. Tem a ver com a história, os recursos, e a mentalidade do clube e dos adeptos.
Mas não esquecer a parte mais importante: os interesses da UEFA. Ou quem não se lembra como o Chelsea era roubado na Champions antes de mostrar que o projeto era para valer? Ou como a geração de ouro da Seleção foi roubada na Alemanha antes do Mundial 1998?
Mas mais: com os quartos e as meias a serem jogados em datas tão próximas, um caminho cheio de tubarões implicaria que o Benfica teria de fazer 4 jogos perfeitos, contra 2 das melhores equipas do Mundo em poucos dias. Enquanto luta pelo título nacional…
O caminho do Sport Lisboa e Benfica
Assim, algo que seja muito diferente deste caminho de sonho que trago na imagem de baixo é muito difícil, sejamos realistas. Inegavelmente, o Benfica tem de fugir a mais de 1 confronto com os tubarões Bayern, Manchester City e Real Madrid e esperar que eles se comecem a cruzar já nesta fase.
Em conclusão que venha uma bola com o nome do AC Milan, do Inter ou do Chelsea!