HISTÓRICO: Diogo Ribeiro sagrou-se campeão do mundo nos 50 metros mariposa, em 22,97 segundos.
É o primeiro título mundial na história da natação portuguesa.
BIG BOSS! CAMPEÃO DO MUNDO! Sem dúvida que Diogo Ribeiro é já um dos grandes nomes do nosso desporto e tem 19 anos!
Lembro que o Diogo já tinha sido vice-campeão mundial em Fukuoka 2023 na mesma especialidade, que foi a primeira medalha da história de Portugal e uma das primeiras finais de Portugal na Natação. Na altura, o atleta do SL Benfica, fez 22,80s na Final – ver mais (AQUI).
Finalmente, e apesar da enorme conquista recordo que os 50 metros mariposa não são uma distância olímpica e o Diogo estará em Paris a competir noutras distâncias. Mas não me entendam mal, os 50 metros são um prova espetacular e muito difícil: não há gestão física nem demasiada componente táctica, como numa prova longa. O Diogo é um fenómeno!
O nadador do Benfica, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa nestes Mundiais, distâncias em que já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Mundiais históricos para Portugal
Surpreendentemente, esta é a segunda medalha para Portugal nuns Mundiais que já são históricos. Também em Doha, Angélica André foi bronze na prova olímpica dos 10 km em águas abertas.
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do Benfica desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto.
Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw
Anónimo
Fevereiro 13, 2024 at 12:48 am
Obrigado por colocares aqui esta notícia.
É um orgulho ver como o nosso clube tem dado passos firmes e bem-sucedidos no ecletismo e na inclusão de género!
Parabéns, Diogo! É a primeira de muitas!
Fura Redes
Fevereiro 13, 2024 at 7:33 am
Este miúdo ainda nos vai dar muitas alegrias!
Pingback: Diogo Matos Ribeiro! - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!