No final de 1966, ano em que Eusébio da Silva Ferreira adquiriu por seu exclusivo mérito a admiração dos quatros cantos do Mundo pelo extraordinário percurso no Mundial de Inglaterra, a opinião em relação à Bola de Ouro desse ano parecia ser quase unânime. Ao ponto do jornalista português, Couto e Santos, na altura correspondente luso da revista France Football, ter abdicado de votar em Eusébio em 1º lugar, por ter tido a indicação da publicação francesa – que naquele tempo oferecia o prémio sozinha e sem parceria com a FIFA – que a vitória seria fácil.
Não foi assim e Eusébio acabou por perder o 2º troféu para o inglês Bobby Charlton, que não negou a surpresa pelo prémio na altura de o receber, destronando o português que tinha ganho em 1965.
O Pantera Negra ficou de rastos: “no fim de 1966, sofri um choque inesperado, ao perder por um voto a eleição para o melhor jogador europeu do ano. O mais incrível é que o correspondente português da France Football nem 1 voto me deu e podia dar-me 5. Ele sempre me disse que votou no Charlton porque julgava que eu ia ganhar com avanço”. Há relatos que Couto e Santos deu votos a Eusébio mas os de 2º lugar (4 pontos) e os 5 pontos a Charlton. Acaba por ser igual, tendo votado em 2º ou não votado de todo, se tivesse dados os 5 pontos ao atleta português já daria para a Bola de Ouro.
Essa indicação errada acabou por tirar ao histórico avançado do Benfica o que seria, na altura, um feito inédito: 2 Bolas de Ouro consecutivas. Bis que só aconteceu com Johan Cruyff, já em 1973 e 1974.
Interessante ver, na imagem de cima que nos dá a lista dos votos dos 22 jornalistas da France Football, que José Torres recebeu 5 pontos de um jornalista – respeitantes ao 1º lugar – em vez de Eusébio, o que também daria a vitória ao King.
E foi assim que Eusébio ficou sem a 2ª Bola de Ouro.
JotaPê
Julho 18, 2023 at 4:35 pm
O mundo a conspirar contra o Benfica.
Não há dúvida que o King foi o melhor do seu tempo. Mas isso ficou nos anos 60, ja la vai. Tal como a grandeza europeia do Benfica lá ficou.
Agora há outros bolas de ouro e muitos insistem que nao deviam ter nem uma. São gostos.
Sérgio
Julho 18, 2023 at 10:57 pm
Lê e aprende a interpretar um texto – o Eusébio explicou o que se passou. Não andes a semear tempestades como costume…
Fura Redes
Julho 19, 2023 at 1:56 pm
o Jotas chumbou na primária. sei de fonte segura
Pingback: Eusébio de Ouro - O Fura-redes
Pingback: O comediante Eusébio - O Fura-redes
Pingback: Os jogadores do Benfica nomeados para a Bola de Ouro - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!
Pingback: Os jogadores do Benfica nomeados para a Bola de Ouro - Pelo Benfica - Notícias e Lista de Sites Benfiquistas