Conecte-se conosco

Benfica

Qual é afinal a finalidade de um clube de futebol?

Vencer taças! Simples. Ora, a maior reflexão que deve estar na cabeça dos benfiquistas é esta: “algures pelo caminho, parecemos ter esquecido, qual é afinal a finalidade de um clube de futebol.” Tudo deve começar por aqui, muito antes de começarmos a falar de treinadores, defesas laterais esquerdos e sistemas táticos.

Qual é afinal a finalidade de um clube de futebol? símbolo SLB wallpaper

O Valor dos Títulos no Futebol

Os títulos são mais do que troféus em exposição; representam a conquista de um objetivo partilhado por jogadores, treinadores e adeptos. Eles são o motivo de orgulho para todos os envolvidos e são a única finalidade para a existência deste tipo de organização. No Benfica, mais do que em qualquer emblema português, os títulos são parte da sua tradição e do legado que a instituição construiu ao longo dos anos. O clube precisa redescobrir esse foco. Precisa de sentir as derrotas como uma ferida perigosa e dolorosa, e entrar mesmo em todos os jogos para ganhar. E isto pode ser feito enquanto procura fortalecer outras áreas que sustentam a sua existência, nomeadamente as suas finanças.

Vejam bem que o SLB das 5 últimas temporadas só conquistou 3 troféus – e 2 desses 3 são Supertaças. Um ciclo tão mau que não era visto desde 2009 e a entrada de Jorge Jesus que mudou claramente a mentalidade da Presidência de Luís Filipe Vieira. Há claros sinais de preocupação. Parece que o paradigma de clube trampolim está a contribuir para o SLB minguar e não para aumentar a sua lenda.

O Desvio do Objetivo

O Benfica tem uma rica história de vitórias e títulos, mas nas últimas décadas houve sinais de que o foco estava a mudar. Entre preocupações financeiras, reestruturações internas e uma indústria do futebol cada vez mais comercial e desigual, o clube parece festejar mais folhas de Excel com contas a verde do que Taças.

As vendas dos nossos melhores jogadores, muitos deles com ligação aos encarnados desde criança, são celebradas com grandes sorrisos e com champanhe. Como é que podemos ficar realizados ao vender os nossos golden boys? Eles que com o talento deles nos poderiam oferecer tanta glória. Arriscando o lucro que eles trazem ao clube num camião de desconhecidos que não fazemos a ideia se vão cumprir.

Deveria ser o contrário: fazer tudo para os melhores, os com provas dadas na nossa realidade e com ligação sentimental ao Benfica, estarem cá o máximo de tempo possível, sabendo que não vão ficar para sempre. Mas podem ficar mais do que 12/18 meses na equipa A.

Regresso ao ADN fundador do Benfica

O sucesso desportivo é assim fundamental para as águias, mas a busca pelo mesmo não deve ignorar o contexto mais amplo do que tornou esta instituição grande e os valores de associativismo que fazem parte marcante do ADN do emblema criado na Farmácia Franco.

Para garantir que o Benfica esteja no caminho certo para conquistar títulos e continuar a ser um símbolo de união, é necessário adotar uma abordagem que combine ambos os elementos. A direção do clube deve ter uma visão clara e uma estratégia para alcançar o sucesso desportivo sem descurar a formação de jovens talentos, o apoio aos adeptos e a promoção dos valores que tornaram o Benfica uma instituição única. Deve também incluir os seus sócios no dia a dia do clube e ouvir as preocupações dos mesmos. Não podemos ter esta separação tão grande, entre 3º anel e piso 1 do Estádio da Luz. Por vezes os engravatados do piso 1 e a distância que querem para os sócios do SLB fazem lembrar a família real britânica. Onde anda o clube do povo?

Qual é afinal a finalidade de um clube de futebol? direção benfica

A Importância do Apoio dos Adeptos

Os adeptos são a força vital do Benfica. Eles criam a energia que empurra a equipa em campo e o ambiente que intimida os adversários. Mas no SLB atualmente há uma clara sensação que o clube se sente desconfortável com a paixão dos benfiquistas. E por isso o ambiente no Estádio da Luz é tão mau. As pessoas não sentem que são o centro do clube. Para que esta instituição recupere o seu foco e continue a ganhar títulos, é essencial que os adeptos se mantenham envolvidos e exijam que a direção cumpra com as suas responsabilidades, sendo uma delas, evidentemente, o respeito pelo ADN dos encarnados e a sua manutenção.

Voltar ao básico

O glorioso SLB é muito mais do que um clube de futebol. É uma comunidade de adeptos apaixonados, uma fonte de identidade e um símbolo de sucesso. Mas nunca podemos esquecer que a finalidade principal de um clube de futebol é ganhar títulos. Esta é a reflexão que deve guiar o futuro do Benfica. Ao recuperar este foco e ao mesmo tempo desejando manter um forte sentido de família e pertença, o SLB pode continuar a ser uma instituição que inspira orgulho e que permanece fiel à sua essência. Correndo até o risco de aumentar a sua lenda. Tudo começa aqui, no desejo de superar o que já foi feito. Só a partir daqui podemos construir um futuro de sucesso e glória para o Sport Lisboa e Benfica.

O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o SL Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do SLB desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto.

Entretanto não deixem de seguir a página do X para mais conteúdo de O Fura-Redes twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – youtube.com/@OFuraRedes

Segue O Fura-Redes no Whatsapp

Mais notícias


11 Comentários

11 Comments

  1. Anónimo

    Abril 24, 2024 at 10:20 am

    Que é feito do corcunda das bandeiras?

    • Fura Redes

      Abril 24, 2024 at 12:21 pm

      quem?

    • PaulaFox

      Abril 25, 2024 at 12:29 pm

      ❤Olá) Tenho 23 anos, meu nome é Paula) Sou uma jovem aspirante a modelo nu*a com mais de 18 an*os) Gosto muito de fotografar nu*s) Gostaria muito que você me avaliasse no link ➤ https://da.gd/id530980

  2. Tui

    Abril 24, 2024 at 10:36 am

    Qual clube do povo? O clube mudou porque os seus apoiantes mudaram também. Temos os millenials e a geração tik tok em maioria no estádio agora. O próprio Rui era o principe de Florença, viveu numa redoma até lhe calhar o SLB que o salvou de uma velhice como comentador de tv como tantos outros. O SLB tem é de rever a sua base de adeptos, que são todos moles e usam o clube para ter algum brilho emprestado. A começar pelos papapilas do apoiar sempre e bater sempre palminhas. Esses papapilas são ideologicament enviesados por uma ideologia pompom cor de rosa, onde o desportivismo é exacerbado até ser mais importante apenas competir que ganhar. Os adeptos não valem nada na sua maioria, e apenas alguns andam aziados semanas a fio por causa do que se passa. Gajos (!) como o borrachos, então metem nojo, dedicam-se a perseguir os outros, mais que a malhar nos adversários. Retiram qualquer exigência nas reivindicações, ridicularizando a naturalidade de se exigir sucesso no clube.Esses panunfos e semelhantes é que têm de ser apertados, não o treinador. O treinador resulta da adaptação das direcções aos adeptos de tik tok. As direcções fazem aquilo que sentem que podem fazer. O Vieira andava a meter um parceiro estratégico porque sabia bem que o não podia fazer às claras. O SLB é uma empresa que gera muito dinheiro, e está na mão dos bancos. Não dos sócios. A melhor forma de controlo é a divida, mas há aí uns picolhos que censuram quando um gajo fala de divida, dizendo que é sinal de boa gestão ter divida. Há maçãs podres no SLB. E não são os que exigem. O resto? Enquanto o SLB for dos sócios, apenas reflecte os sócios e adeptos que tem.Batam palminhas, batam.

  3. Abril 24, 2024 at 11:16 am

    Depois de atirar já por duas vezes garrafas de água aos nossos (no clube do Pluribus Unum- o que diria destes adeptos o Cosme Damião?) o próximo passo será invadir o centro de estágio para bater na equipa. É isto que chamas de paixão?

    • Tui

      Abril 24, 2024 at 11:48 am

      desconhecia que schmidt ou Rui se confundiam com o SLB e que criticar ambos, é criticar o Clube.Claramente és um adepto tik tok, que se borrifa para a implosão em curso.

      • Anónimo

        Abril 25, 2024 at 10:06 am

        Quer dizer, criticas o Guachos Vermelhos por «perseguir os outros» e aparece alguém com opinião diferente da tua e tu atiras logo com «és um adepto tiktok». Estás apresentado…

  4. JotaPê

    Abril 24, 2024 at 11:26 am

    A finalidade do Benfica é encher o cu ao ruizinho, à estrutura e aos abutres.

  5. JotaPilas

    Abril 24, 2024 at 4:17 pm

    A verdade, verdadinha, é que os adeptos do Benfica são uns energúmenos. Seria bom que alguém pusesse tento nos grunhos para não pensarmos que são TODOS.

  6. Pingback: Vender João Neves sairá caro - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!

  7. Pingback: A prova da grandeza do SL Benfica - O Fura Redes - a tua página sobre o SL Benfica e futebol português!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Em Destaque

Mais em Benfica