As palavras são do Scaloni mas isto tem Pablo Aimar (e as suas ideias) escrito em cada uma das frases. Basta verem todas as entrevistas que o Aimar deu nos últimos 5 anos. Gosto muito.
“O Benfica só ganha com expulsões”
“Há um excesso de análise. Hoje em dia todos no nosso mundo sabem como o adversário joga; há tanta informação que, no final das contas, o mais importante, que é o jogador, é quase controlado remotamente, como num jogo. No nosso caso, e eu não sei nem falo em relação a outras equipas, corre-se o risco de perder a essência, retirando ao jogador aquilo que é justamente a sua melhor qualidade. Se o treinador está constantemente a dizer o que eles têm fazer, corre esse risco. Nós transmitimos apenas o suficiente, o que acreditamos que precisamos transmitir, as coisas verdadeiramente importantes, para não sobrecarregá-los com informações.”
A essência do futebol
“Estamos a perder a essência do futebol, não só a nível profissional, mas também com as crianças. Os meus filhos jogam em Espanha e estão sobrecarregados com informação. Eles recebem a bola e já estão sendo informados sobre o que fazer. Há menos dribladores porque eles mal pegam a bola você diz: ‘Passe!’… Imagine se o Messi, quando tinha oito anos, tivesse ouvido constantemente dos seus treinadores para ‘Passar!’ Não tínhamos ele hoje. É impressionante. Porque o futebol tornou-se uma coisa tão grande, onde o mundo todo lê, estuda e pensa que com isso acha que já consegue ser treinador.
Se mandares uma criança de 7 ou 8 anos fazer uma corrida diagonal , cobre defensivamente… Ele tem sete anos! Deixa-o brincar com a bola, errar, e quando tiver 14 ou 15 anos poderemos começar a corrigir. É uma mensagem para o futuro. Isto é um desporto e a beleza do futebol não deve ser perdida.”
O Fura-Redes é um projeto independente com mais de 10 anos, sempre com destaque para o Benfica e futebol internacional, escrito por Tiago Wemans (furaredes11@gmail.com). Sou sócio do Benfica desde Setembro 2001 e apaixonado por futebol desde o Mundial 1994. Por vezes participo no Visão Vermelha Podcast e no Bola na Rede, órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano.
Para mais conteúdo de O Fura-Redes não percam a página do twitter – https://twitter.com/OFuraRedes – e o canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCHo5sKJ7MECgD-FNdp-0DCw
JotaPê
Janeiro 27, 2024 at 12:27 pm
Grandioso craque, Pablo Aimar. Mas não saiu do Seixal, não é um sobrevalorizado do negócio como qualquer um que de lá saia. Era apenas um grande jogador.
Anónimo
Janeiro 28, 2024 at 12:03 pm
Gostas do Aimar? Advinha quem o trouxe para o Benfica?